Voltar
Frederico Westphalen é sede de Audiência Pública sobre utilização de biodigestores
Terça - Feira, 12 de Dezembro de 2017
Encontros estão sendo realizados em municípios do interior do Estado, e Frederico Westphalen é o terceiro a receber a audiência pública
Responsive image
Na tarde desta segunda-feira, 11, prefeitos, produtores rurais e lideranças estiveram reunidos em Frederico Westphalen para participar do debate referente a utilização de biodigestores. O encontro foi realizado no auditório da URI-FW e foi proposto pela deputada estadual Zilá Breitenbach, que coordena o Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva da tecnologia, e desde o mês de outubro, realiza audiências públicas no interior do Estado.

– A ideia é fazer com que esses encontros mostrem as demandas que temos em relação a esse assunto, porque não podemos incentivar o uso de uma tecnologia se esta não for condizente com a realidade do produtor rural, no caso do uso de biodigestores para geração de energia a partir de dejetos de suínos – afirma a deputada.

Frederico Westphalen sediou a terceira audiência pública realizada no Rio Grande do Sul - antes, Santa Rosa e Três Passos foram os municípios-sede do encontro. O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, participou da Audiência Pública, e, em sua fala, destacou que o município vive um dilema quanto ao tema.

– Estamos em um grande dilema em Frederico Westphalen que é sobre a colocação dos dejetos de suínos. E o município terá que fazer um grande investimento e já estamos fazendo um estudo para sanar este problema. É um momento especial e um assunto extremamente importante, mas para isso, precisaremos de recursos e esperamos contar com o apoio da deputada Zilá - salientou o prefeito.

O encontro visa discutir as melhores maneiras de ter assistência técnica, como as universidades podem colaborar, além de planejar formas eficientes de fomentar a utilização de biodigestores.
Fonte: Ascom
FOTOS