Voltar
Secretaria da Educação promove curso de capacitação em parceria com a Emater
Quarta - Feira, 31 de Agosto de 2022
Merendeiras e Diretoras testaram novas receitas que serão inclusas no cardápio escolar
Responsive image
Através de uma parceria entre a Secretaria da Educação e Emater, as merendeiras e diretoras das Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Frederico Westphalen, participaram de um Curso de Capacitação prática para testar novas receitas de acordo com as normas da Resolução do PNAE nº 06 de 2020.

Com organização das Nutricionistas, Juliana Piaia e Pâmela Capelari, e da extensionista da EMATER, Vera Cancian, a ação foi realizada na tarde desta terça-feira (30) na Cozinha didática da EMATER localizada no Parque de Exposições, com o objetivo enriquecer a merenda das escolas municipais e creches.



Na oportunidade as merendeiras e diretoras testaram novas receitas que serão inclusas no cardápio escolar. Conforme a Resolução do PNAE nº 06 de 2020 as novas medidas adotadas no âmbito da alimentação escolar foram embasadas por documentos publicado ao longo dos últimos anos e engloba: a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014); o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos de Idade (BRASIL, 2019); o Plano de Ação para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes (Organização Pan-Americana da Saúde, 2014); e o Modelo de Perfil Nutricional (Organização Pan-Americana da Saúde, 2016).



As Escolas possuem um papel muito importante no fornecimento de refeições baseadas nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas permanecem no ambiente. Com relação aos cardápios oferecidos para os estudantes atendidos pelo programa, por exemplo, destaca-se a proibição da oferta do açúcar e alimentos ultraprocessados para as crianças até 3 (três) anos de idade. Bem como, a ampliação do rol de alimentos restritos, para aquisição com recursos federais. As mudanças trazidas pelas nova resolução terão a longo prazo um grande impacto na saúde e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis dos alunos.
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS