Voltar
Autismo será tema de debate no município
Segunda - Feira, 02 de Abril de 2018
Responsive image
Esta segunda-feira, 2, é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e com o intuito de debater o tema no município, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará a primeira Jornada Sobre Autismo em Frederico Westphalen.

No município, após uma avaliação nas escolas – tanto na rede estadual, quanto na rede municipal de ensino, além das instituições particulares – foi constatado que aproximadamente 50 alunos são considerados autistas. Por isso, há necessidade de se debater o assunto, para que, em um segundo momento, seja fomentado uma capacitação permanente aos professores e funcionários das instituições de ensino.

O convite foi estendido, além de professores e funcionários das escolas,  também aos representantes do Ministério Público de Frederico Westphalen, e a Promotoria de Justiça Regionalizada de Passo Fundo, além de médicos e motoristas dos ônibus da rede de ensino.

A primeira Jornada sobre Autismo será realizada no dia 27 de abril, no Salão de Atos da URI, com início previsto para às 8h30min. Os interessados deverão realizar inscrição prévia no site www.pandorgaautismo.org/jornadas/jornada-pandorga-de-autismo---frederico-westphalen-rs. Após a realização da Jornada, todos os participantes inscritos receberão certificado.

A Jornada sobre Autismo terá como palestrante os representantes da Associação Pandorga, de São Leopoldo, Heidi Kirst e Nelson Kirst, e no encontro serão debatidos os seguintes temas:

Características comportamentais

Dados gerais: incidência e terminologia

Autistas, neurotípicos e neurodiversidade

Causas do autismo

O autismo é um espectro

Síndrome de Asperger

Autismo, um transtorno social: interação, comunicação, imaginação social

Alterações na circuitaria do cérebro

Fraca coerência central – dificuldade em captar o sentido de objetos, lugares, pessoas, funções, eventos – foco no detalhe e falta de visão do todo – a realidade é um caos ameaçador – o estado permanente da pessoa autista: ansiedade

Obsessões, comportamentais repetitivos e rotinas

O mundo sensorial do autismo: como nossos sentidos funcionam, dificuldades em processar informações sensoriais, hipossensibilidade e hipersensibilidade, avalanche sensorial e descontroles

O movimento da neurodiversidade

Agravantes diversos

O autismo e família

Métodos e casos concretos da vida cotidiana de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores e educadores

Durante o todo o mês de abril, serão publicados vídeos casos verídicos envolvendo autistas para fomentar ainda mais o debate do tema na sociedade frederiquense.
Fonte: Ascom
FOTOS