Voltar
Secretaria Municipal de Assistência Social realiza investimentos para melhorar atendimento à população
Sexta - Feira, 15 de Março de 2019
Valores aplicados pela Secretaria tem como objetivo a ampliação do CRAS e reformar o CEMACA
Responsive image
A Administração Municipal de Frederico Westphalen valoriza muito as Políticas Públicas de Assistência Social e segue realizando investimentos importantes para melhor atender a comunidade frederiquense. Por isso, neste mês teve início a ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

A execução da reforma e ampliação teve início em março e, ao todo, será realizado um investimento de R$ 335.279,23, com o prazo máximo de dez meses para ser concluída. Os recursos são provenientes de parceria entre Governo Federal, e o que hoje vem a ser o Ministério da Cidadania, com uma contrapartida do Poder Público municipal.

A Secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Carla Veronese, destacou que com esta ampliação, é possível continuar com os investimentos no Serviço de Proteção Social Básica, tanto na própria estrutura física, quanto no atendimento à população referenciada, na oferta dos programas e serviços. Atualmente, o CRAS de Frederico Westphalen e possui uma referência de atendimento de 3,5 mil pessoas.

A ampliação da unidade também garante o atendimento em nível de proteção Social Básica, sendo a porta de entrada para o acesso da população às Políticas de Assistência Social, ao contar com a oferta de atendimento e acompanhamento técnico, com intervenções individuais, em grupo e de cunho domiciliar. Além da efetiva execução de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), também são ofertados: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cadastro Único para Programas Sociais, Programa de Transferência de Renda (Bolsa Família), Isenção para emissão da 2ª via de Certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira do idoso, Passe Livre para pessoa com deficiência, Benefício de Prestação Continuada (BPC), cesta básica de alimentos de caráter emergencial e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A responsável pela pasta da Assistência Social, Carla Veronese, também ressaltou que a reforma permitirá atender a um fluxo maior de pessoas, diversificar as ações e intervenções realizadas pela equipe de referência, hoje restritas devido ao espaço físico. A Secretária também reforçou que o projeto, quando concluído, resultará em economia direta a Administração Municipal, já que, os serviços atualmente ofertados junto ao Centro Profissionalizante de Integração Social (CEPIS), serão integrados ao CRAS.

CEMACA também passa por reformas

Os investimentos realizados pela Administração Municipal para fortalecer as Políticas de Assistência Social também passa pelas reformas do Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CEMACA). Ao todo, foi realizado um investimento de R$ 35.618,33, para a execução de melhorias na estrutura que viabilizaram o reaproveitamento dos espaços disponíveis, tornando o local adequado ao seu público e aos serviços ofertados.

O CEMACA, oferta Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e atende a uma demanda diária de, aproximadamente, 70 crianças e adolescentes, que realizam atividades em turno inverso ao da escola, além de também oferecer alimentação para todos os atendidos.

A atuação do CEMACA tem como objetivo principal, prevenir as situações de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços contínuos, capazes de desenvolver potencialidades. Além disso, também visa fortalecer vínculos familiares e sociais das crianças e adolescentes, ao ter incluído em seu atendimento diário: intervenções psicossociais e de acompanhamento, oficinas de esporte, música canto, balé, jazz, artesanato, percussão e capoeira.

É, justamente, devido a estas ações que o local necessita de espaços físicos adequados e que, com a realização das reformas e melhorias, permitem qualificar os serviços e ampliar os atendimentos diários já realizados.

Conforme destacou a secretária Carla Veronese as melhorias estruturais, compõem um planejamento que consiste em qualificar as ações e serviços ofertados pela política de assistência social no município, com impacto direto no seu público referenciado.
Fonte: Ascom
FOTOS