Voltar
Projeto Entulho Zero tem calendário de 2019 definido
Quarta - Feira, 20 de Março de 2019
Secretarias de Meio Ambiente e de Obras retomam projeto iniciado em 2018
Responsive image
O projeto “Entulho Zero”, realizado desde o ano passado em Frederico Westphalen, já teve o calendário de 2019 definido. Desde o início deste mês, a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, iniciou as coletas de entulhos nos bairros do município.

A iniciativa tem como objetivo deixar as ruas da cidade mais limpas e, para isso, foi estabelecido um cronograma para o ano inteiro. O município foi dividido em quatro cores: amarelo, azul, verde e vermelho. São estas cores que serão seguidas durante o cronograma de recolhimento. Portanto, a semana representada pela cor vermelha, significa que a coleta será feita nos seguintes bairros: Barrilense, Barril, São Francisco de Paula, Distrito Industrial, Santo Inácio e São José. Na cor azul, o entulho será coletado nos bairros Ipiranga, Panosso, Jardim Primavera e São Cristóvão. A cor amarela, representa a coleta nos bairros Aparecida, Bela Vista, Jardim Paraíso, Itapagé, Fátima e Centro. E por fim, a cor verde representa a coleta no bairro Santo Antônio.

A cada semana a equipe de recolhimento irá passar nos bairros indicados por suas respectivas cores. Por exemplo, entre os dias 25 e 29 de março, o recolhimento será feito nos bairros Panosso, Ipiranga e Jardim Primavera e São Cristóvão, cuja a cor é azul. Já na semana seguinte, a equipe irá passar no lado vermelho do mapa, e assim sucessivamente. O cronograma completo pode ser conferido no fim deste texto. Além disso, o calendário deste ano conta com novos pontos de referência no mapa, para facilitar a procura das ruas.

Qual material é responsabilidade do “Entulho Zero”?
Pode ser recolhido pela no Entulho Zero, resíduos de podas, cortes de árvores, jardinagem (devidamente ensacados) e madeira em geral (sem qualquer material metálico e devidamente ensacados). A fim de facilitar o entendimento dos cidadãos, foi estabelecido uma lista (que também pode ser conferida no fim deste texto), em que foi diferenciado o material que é de responsabilidade da equipe do “Entulho Zero”, e o que deverá ser descartado corretamente pelo cidadão. Durante a semana voltada para a cor específica, a equipe não passará no mesmo local mais de uma vez.

Qual material é responsabilidade do cidadão?
Materiais como lixo eletrônico (celulares, impressoras, tvs, geladeiras, televisores, etc.), poderão ser descartadas durante as campanhas periódicas realizadas pela prefeitura e parceiros. Já para os resíduos de construção civil e industrial, a pessoa deverá buscar empresas especializadas neste tipo de recolhimento. Além disso, embalagens de óleo lubrificantes, agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus, também são de responsabilidade do cidadão.
Fonte: Ascom
FOTOS