Voltar
Primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa será realizada a partir de maio
Segunda - Feira, 15 de Abril de 2019
Responsive image
No mês de maio acontecerá a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e búfalos. Nesta campanha, todos os produtores deverão realizar a compra das vacinas nas agropecuárias conveniadas entre os dias 1º e 31 de maio, e levar a nota fiscal na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Frederico Westphalen para comprovação da vacinação, no prazo máximo de 5 dias úteis após a compra. No ato da compra, o produtor deverá levar uma embalagem com gelo, para que a vacina seja transportada.

Neste ano, foi determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que a dosagem aplicada será diminuída. Esta alteração está estabelecida no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), e a aplicação passa de 5ml para 2 ml. Com esta redução, a expectativa é que ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço).

O produtor deverá comparecer à Inspetoria de Defesa Agropecuária para a declaração dos animais vacinados, com a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa. Além disso, a Inspetoria também solicita aos produtores que evitem a compra nos últimos dias, já que poderá ocorrer falta de vacina nas agropecuárias.
Fonte: Ascom
FOTOS