Voltar
Prefeito de FW representa o RS no 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Quinta - Feira, 06 de Junho de 2019
Vencedor estadual da categoria Inovação e Sustentabilidade, Panosso foi finalista da etapa nacional
Responsive image
O gestor de Frederico Westphalen José Alberto Panosso participou da etapa nacional da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nesta quarta-feira, 5, em Brasília. Com o projeto Fertirrigação do Solo por meio de Sistema de Canalização por Gravidade, Panosso representou o Rio Grande do Sul como finalista da categoria Inovação e Sustentabilidade.

Panosso esteve com a comitiva do RS, composta por 7 prefeitos, onde recebeu o título de finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, do presidente do Sebrae, Carlos Melles. No total, foram 160 finalistas, das cinco regiões do país, concorrendo ao prêmio em oito categorias. O prêmio que reconhece e valoriza prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais, impactando no desenvolvimento municipal, homenageou nesta edição, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte.

Durante o evento, o projeto de FW, Fertirrigação do Solo por meio de Sistema de Canalização por Gravidade, foi destaque nacional em sua categoria. Segundo o prefeito José Alberto Panosso, este prêmio é um reconhecimento do trabalho da Administração Municipal. “Fico muito honrado em fazer parte deste grupo seleto de gestores que fazem a diferença e de receber o título de finalista nacional, ficando entre os 20 melhores projetos na categoria Inovação e Sustentabilidade deste importante prêmio. Mas me orgulho, principalmente, por conseguirmos mudar a realidade do interior de FW com esta ação", frisou.

O projeto

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a produtividade de pequenos negócios no campo, e reduzir custos com a destinação dos dejetos de suínos produzidos em grandes empreendimentos do município. Com isso, o principal desafio da Administração Municipal foi desenvolver um sistema socialmente desejável, técnica e economicamente possível e ambientalmente seguro.

Em sua primeira etapa, 127 granjas foram beneficiadas. Com a implantação do projeto de Fertirrigação, houve um aumento da diversificação de 30% na matriz produtiva, redução de 40% no custo da produção com a utilização da adubação orgânica e incremento de até 60% das propriedades rurais beneficiadas.

O gestor de Frederico Westphalen, destacou ainda que foi possível constatar que a inovação do processo de destinação dos resíduos de suínos para a fertirrigação através de dutos utilizando a gravidade é economicamente viável, gera ganhos de produtividade, melhoria de eficiência para o crescimento e desenvolvimento das propriedades. “Temos a convicção de que o resíduo de um sistema pode constituir-se em insumo potencial para outro sistema produtivo, tornando a cadeia sustentável e rentável”, finalizou.
Fonte: Ascom
FOTOS