Voltar
Materiais recolhidos nas ruas de FW são expostos na Praça da Matriz
Quinta - Feira, 06 de Junho de 2019
Intervenção “Você sabe para onde vai o seu lixo?” faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente
Responsive image
Já pensou estar caminhando pela Praça da Matriz e dar de cara com um sofá, uma geladeira e um colchão no meio do caminho? Estranho, né? Pois é, esse foi o cenário que muitas pessoas encontraram nesta quinta-feira, 6, com a Intervenção “Você sabe para onde vai o seu lixo?”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o projeto Recicla Frederico. A exposição de materiais no Largo Vitalino Cerutti, que tem como objetivo alertar a comunidade, compõem a programação da Semana do Meio Ambiente de Frederico Westphalen.

Os materiais colocados na Praça foram descartados de forma irregular no município e sua exposição visa conscientizar a comunidade sobre a importância de descartar corretamente os resíduos. A presidente do projeto Recicla Frederico e professora de Engenharia Ambiental e Sanitária Aline Passini, explica a ação. “A ideia é impactar. As pessoas normalmente não têm noção da quantidade de resíduos que geram e, com a ação na Praça, conseguimos fazer com que elas possam refletir”, declara.

De acordo com os dados do Panorama de Resíduos Sólidos da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), de 2017, são geradas 214.868 mil toneladas de resíduos por dia no Brasil, o que equivalente a 6.100 piscinas olímpicas. Apesar disso, apenas 196.050 mil toneladas foram coletadas, ou seja, tiveram o destino correto.

Em Frederico Westphalen, o último levantamento do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) indica que são geradas 18,7 toneladas de resíduos por dia, e muito desse material é descartado de forma imprópria. O fiscal ambiental, Flávio Laureano, ressalta a necessidade de conscientizar a comunidade. “Todos estes materiais expostos na Praça da Matriz foram recolhidos em terrenos baldios, passeios e espaços públicos do município. Cabe lembrar que estes tipos de resíduos devem ser descartados de conforme a legislação específica de cada material”, afirma.
 
Fonte: ASCOM
FOTOS