Voltar
Redes de Apoio à Escola debatem Direitos da Criança e do Adolescente
Sexta - Feira, 07 de Junho de 2019
Aproximadamente 150 pessoas estiveram participando do evento que acontece semestralmente com o Ministério Público
Responsive image
Ocorreu nesta quinta-feira, 6, mais uma edição do encontro das Redes de Apoio à Escola (Rae). O evento realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, foi promovido pelo Ministério Público (MP) da comarca de Frederico Westphalen, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smec).

O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre eles, professores, diretores escolares, pais, assistentes sociais e conselheiros tutelares. A reunião tem como objetivo acompanhar e viabilizar o funcionamento das redes, que visam resolver os conflitos ocorridos dentro do ambiente escolar, buscando soluções dentro do próprio espaço, podendo dar uma resposta imediata, evitando uma proporção maior de danos aos direitos da criança e do adolescente.

Segundo o promotor de justiça, com atribuição para a tutela dos Direitos da Infância e Juventude, João Pedro Togni, os encontros são importantes para que os professores por meio das Rae’s, estejam atentos e capacitados para situações vulneráveis. “Eventuais situações de violações de direito das crianças e adolescentes devem ser observadas e se necessário, se deve acionar as redes que os municípios possuem, seja por meio do Conselho Tutelar, Assistência Social, Secretaria de Saúde, e todos os outros”, afirma o promotor.

Os encontros para debater os assuntos relacionados às Redes de Apoio à Escola, com o Ministério Público, são realizados semestralmente. Para a assistente social da Smec, Graziela Damo Fontoura, as reuniões com a participação do MP são muito importantes para a execução do trabalho da Rede já que o órgão é apoiador das ações que visam a resolução de conflitos escolares.
Fonte: Ascom
FOTOS