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Currículo do Território Municipal é debatido durante “Dia D”
Terça - Feira, 18 de Junho de 2019
O segundo “Dia D” reuniu na segunda-feira, 17, professores, diretores e demais representantes escolares para discutir a BNCC e o RCG
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Com o intuito de oportunizar um debate referente às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em parceria com
a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou o “Dia D”, nesta segunda-feira, 17, nas dependências da Universidade Regional Integrada das Missões (URI), de Frederico Westphalen.
 
Na oportunidade, a Comissão Municipal de Coordenação dos Trabalhos de Construção do Currículo Referência do Território Municipal de Frederico Westphalen, juntamente com os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, das redes municipal, estadual e particular, estiveram discutindo as habilidades da BNCC, do Referencial Curricular Gaúcho e elaborando as habilidades locais que irão compor o Currículo Referência do Território Municipal, como, por exemplo, a valorização da cultura Gaúcha, dos pontos históricos e turísticos de FW, o incentivo à participação na Feira do Livro, entre outros aspectos.
 
Também fizeram parte do debate as concepções pedagógicas, que irão compor o documento de Frederico Westphalen, tais como Educação, Aprendizagem, Currículo, Avaliação e Formação de Professores, considerando as proposições de todas as escolas.
 
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sirlei de Fátima Bonatti Trevisan e integrante da comissão geral, o evento foi um marco para a educação do município, atingindo os objetivos propostos. “Todos nós estávamos lá pelo mesmo objetivo, e acredito que tivemos a oportunidade de pensar em diversas habilidades para desenvolver com nossos alunos”, afirma Sirlei.
 
As propostas elaboradas durante o "Dia D" serão analisadas pela SMEC e pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação, além de serem avaliadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, a fim de que possam entrar em vigor no ano letivo de 2020.
Fonte: Ascom
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