Voltar
Frederico Westphalen sediará 45ª edição do Dia Estadual do Porco
Terça - Feira, 06 de Agosto de 2019
Responsive image
Considerado o maior evento da suinocultura gaúcha, o Dia Estadual do Porco chega a sua 45ª edição e terá como sede o município de Frederico Westphalen. Marcado para sexta-feira, 9, o evento é uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), em parceria com a Administração Municipal.

O evento será realizado no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW) e inicia às 7h30min com um café da manhã. A partir das 9 horas a solenidade de abertura reunirá representantes regionais e estaduais, com presença confirmada do Governador Eduardo Leite.

A programação também contará com duas palestras. O economista e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Carvalho ministrará sobre “O mercado de grãos e a produtividade suinícola”. Além disso, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra,  discutirá os “Desafios da proteína animal: cenários e perspectivas”.

O encerramento da 45ª edição do evento contará com almoço à base de carne suína, previsto para às 12h30min, no Salão Paroquial da Capela do Bairro Aparecida. Os ingressos serão comercializados durante o evento na URI, no valor de R$ 25,00 cada.

Em Frederico Westphalen, a atividade suinícola corresponde a 57% da produção primária, tornando o município um dos maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul. Em 2018, a cidade ocupou a 20ª posição no ranking de abates de suínos no Estado, com mais de cem mil animais, um aumento superior a 8%, se comparado a 2017.
 
Programação:

7h30min: café da manhã

9 horas: solenidade de abertura

10h30min: palestra com o economista e pesquisador do Cepea-Esalq/USP, Thiago Carvalho. Tema: “O mercado de grãos e a produtividade suinícola” 

11h15min: palestra com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. Tema: “Desafios da proteína animal: cenários e perspectivas”

12h30min: almoço à base de carne suína no Salão Paroquial da Capela do Bairro Aparecida
Fonte: ASCOM
FOTOS