Voltar
45º Dia Estadual do Porco reúne mais de 800 pessoas
Sexta - Feira, 09 de Agosto de 2019
Evento teve a presença do governador Eduardo Leite
Responsive image
Com o objetivo de evidenciar a suinocultura no Rio Grande do Sul, a 45ª edição do Dia Estadual do Porco reuniu mais de 800 pessoas em Frederico Westphalen nesta sexta-feira, 9. O evento, que lotou o Salão de Atos da URI-FW, foi promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) em parceria com a Administração Municipal. 

A solenidade oficial de abertura reuniu representantes regionais e estaduais, ligados ao setor suinícola. O prefeito José Alberto Panosso destacou a importância da suinocultura no município.

– É uma grande alegria receber, pela segunda vez, o Dia Estadual do Porco em Frederico Westphalen. A suinocultura tem um papel muito importante para o desenvolvimento do município, tanto que representa 57% do valor gerado pela produção primária. Além disso, possuímos mais de 80 suinocultores e, em 2018, ocupamos a 20ª posição no ranking de abates de suínos no Estado, com mais de cem mil animais. Por isso, é importante criarmos um momento de debate e troca de conhecimento para os trabalhadores e estudantes da área, para avançarmos ainda mais neste setor – afirma.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou os investimentos do Estado no setor primário e na suinocultura.

– A produção primária é muito relevante, tanto para Frederico Westphalen quanto para a metade norte do Estado, gerando renda e oportunidades. O setor vive um bom momento, com um grande aumento de exportação, por isso, devemos criar investimentos para mantermos um bom aproveitamento. O governo do Estado está trabalhando para garantir os investimentos em infraestrutura, a desburocratização e a redução de custos tributários, para assim, melhorarmos a condição de competitividade – declarou.

O Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, salientou a relevância do setor na economia.

– A cadeia produtiva da suinocultura é muito importante e tem uma responsabilidade muito grande para a geração de emprego e renda. Em FW, o setor suinícola tem uma importância fundamental na base da economia, proporcionando um retorno de renda fantástico – destacou.

Durante a programação do 45º Dia Estadual do Porco também foram realizadas duas palestras. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, discutiu a respeito dos “Desafios da proteína animal: cenários e perspectivas”. Além disso, o economista e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Carvalho ministrou sobre “O mercado de grãos e a produtividade suinícola”. Um almoço à base de carne suína, realizado no Salão Paroquial da Capela do Bairro Aparecida, encerrou a programação.

Patrocínio
A 45ª edição contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips/RS), Emater-RS, URI e Câmara de Vereadores. Patrocínio de Machado Agropecuária na cota Diamante; American Nutrients, Bayer, Construschorr, DB Genética Suína, De Heus, Importherm, Mig-PLUS, Minitube, Ourofino, Topgen, Vetoquinol e Zoetis na cota Ouro; Agroceres PIC, Topigs Norsvin e Vetanco na cota Prata; e Agroceres Multimix, BSBios, Cargill, Choice Genetics, Construrohr, Farenzena, Nutrifarma, Suifarma e Vitamix na cota Bronze. Patrocínio local: Agricenter, Agropecuária Balestreri, Casarão Tendas, Cotrifred, Creluz, Ragale, Sicredi e Rádio Luz e Alegria.

 
Fonte: ASCOM
FOTOS