Voltar
Administração Municipal anuncia suspensão das aulas
Terça - Feira, 17 de Março de 2020
Medida busca evitar a proliferação do coronavírus em Frederico Westphalen
Responsive image
Seguindo o decreto assinado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, a recomendação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a decisão tomada pelos prefeitos em reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), na segunda-feira, 16, o prefeito de Frederico Westphalen anunciou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. A medida, que integra um plano de contingência criado pelos profissionais de saúde da prefeitura, entidades e instituições do município, inicia nesta quinta-feira, 19, e vale por 15 dias, podendo ser ampliada caso haja necessidade.

Competições esportivas organizadas pelo município, eventos onde possa haver aglomeração de pessoas, atividades da Secretaria de Assistência Social e Habitação, foram suspensos e adiados até nova determinação da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde.

A Administração Municipal pede, ainda, que as pessoas evitem aglomerações e permaneçam em suas casas. Além disso, solicita-se às pessoas que sentirem algum sintoma respiratório que procurem atendimento nas unidades de saúde.

Atendimentos nos postos de saúde

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde e o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 90% dos casos de coronavírus podem ser atendidos nos postos de saúde. Em Frederico Westphalen, o município conta com oito equipes de saúde – Posto Central, UBS’s Dr. Aires Marinho Cerutti, Aparecida, Santo Antônio, Jardim Primavera, São Francisco de Paula, Osvaldo Cruz, além do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) – capacitados para atender a população.

– Então, se você apresentar febre e outro sintoma respiratório, procure um posto de saúde. Evite buscar atendimento hospitalar para não sobrecarregar o hospital, mas, principalmente, porque, se ocorrer, os casos graves estarão lá e as pessoas irão se expor ainda mais para o contato com o vírus –, explicou a secretária da Saúde de Frederico Westphalen.

Medidas de prevenção

A Secretaria da Saúde, em parceria com o HDP e o curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, elaborou medidas para padronizar o atendimento de possíveis casos de Covid-19 no município. Os encaminhamentos de consultas e exames serão mantidos somente com a descrição médica como urgente. Todos os demais casos permanecerão na fila de espera para posterior agendamento. Outra orientação é de que profissionais da saúde evitem viagens para não aumentar o risco de contaminação.

Atendimentos e agendamentos, como preventivos, teste rápido, entre outros, serão feitos   somente com solicitação médica. As consultas devem ser reduzidas para atendido de pacientes com alguma alteração e real necessidade de atendimento.

As pessoas que não trabalham devem evitar de transitar pelas ruas ou ir ao posto de saúde sem necessidade.

Além disso, as pessoas devem evitar ir ao HDP. Primeiro, devem procurar um posto de saúde.

Proteja-se

Para evitar a proliferação do vírus, a Secretaria da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70%, que também serve para limpar objetos, como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas.


Veja o anúncio do prefeito sobre a suspensão das aulas aqui.
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS
COMENTÁRIOS