Voltar
Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora
Sexta - Feira, 29 de Maio de 2020
Município aderiu ao programa do Sebrae RS no início de 2020
Responsive image
O município de Frederico Westphalen já está realizando ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS em parceria com o município, e que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos, por meio de uma estratégia de atuação para o incentivo do empreendedorismo local. Uma dessas ações trata do acesso a um Software de Compras, cuja capacitação para utilização foi realizada no dia 7 de maio, de forma remota por conta do distanciamento social ocasionado pelo coronavírus.

“Ele vai servir para duas fontes: uma é para as compras governamentais, para que nós consigamos fazer pesquisas mais detalhadas em editais que outros órgãos já tenham aberto, até em nível nacional; e também estamos programando um treinamento para as nossas empresas locais para que elas possam, além de participarem das nossas licitações, conhecer outras empresas e processos licitatórios que existem na nossa região”, destacou a secretária da Fazenda, Simone Duarti.

As próximas atividades previstas do Cidade Empreendedora são a pesquisa de satisfação de diagnóstico turístico e as consultorias de Licenciamento Automático. Essas ações também serão realizadas de forma remota devido ao distanciamento social.

Sala do Empreendedor

Outra iniciativa prevista através do programa Cidade Empreendedora é a pesquisa de satisfação com os usuários da Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen, que recebeu classificação Ouro, reconhecimento através de uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que valoriza os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.

O local é mantido pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada através do Redesimples, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda, Junta Comercial Digital e Vigilância Sanitária, por exemplo.

É através da Sala do Empreendedor que os empresários podem realizar a formalização, emissão de guias e declaração de faturamento do MEI, emissão de alvarás e de certidões municipais, ter acesso a linhas de crédito em parceria com instituições bancárias, assessoria para emissão de notas fiscais, além de ser um espaço para tirar todas as dúvidas do empreendedor. A Sala conta com um espaço coworking para capacitação e com o Espaço Empreendedor Conectado, com acesso a computadores com internet e impressora para uso gratuito.

“Os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor em Frederico Westphalen são importantes, pois é um marco na proposta de desburocratizar e simplificar os serviços com e para os empreendedores locais. Entendemos que ela já está consolidada e é uma realidade. A comunidade já reconhece e valoriza a Sala, validando a sua importância para o município”, relata o secretário de Indústria e Comércio, Alessandro Molossi.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de dez eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.
 
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS