Voltar
Prédio da antiga prefeitura será transformado em escola
Sexta - Feira, 08 de Janeiro de 2021
Novo espaço vai oferecer 150 vagas na rede municipal de ensino
Responsive image
Uma grande e importante iniciativa para desenvolver ainda mais a educação de Frederico Westphalen. Dessa forma pode ser descrito o projeto que prevê a reforma e ampliação do prédio da antiga prefeitura, na Rua do Comércio, que será transformado em uma escola municipal. O projeto já está em andamento, inclusive a busca de recursos, já que o prefeito José Alberto Panosso, no final de 2020, visitou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que acenou positivamente com a destinação de verba para a execução da obra. Depois de concluída, a escola deverá oferecer, ao menos, 150 vagas para educação infantil.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Rosane Loose, o projeto está ligado às ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) e prevê a reforma completa do prédio existente, desde o piso até a cobertura, além da construção de um bloco anexo como ampliação. “A Administração Municipal já elaborou o projeto e busca recursos. Está prevista a criação de 13 salas de aula, setor administrativo, sala de informática, biblioteca, refeitório, lavanderia, cozinha, rampas de acessibilidade, banheiros adaptativos, além de uma plataforma elevatória entre os pavimentos, salas de apoio, playground e pátio aberto e coberto”, explicou Rosane.

Conforme a secretária, a nova escola, além de garantir ainda mais vagas na rede municipal de ensino, vai possibilitar a recuperação e reutilização de uma edificação existente e de valor histórico para o município.

“Este local é uma área que agrega uma população não contemplada na rede municipal de ensino. Este espaço é um sonho antigo e vem sendo solicitado pela Smec há um longo tempo, visando acessibilidade e manutenção futura da gestão municipal, pois temos condições de ofertar um Centro de Educação Infantil com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para anos subsequentes. Além disso, tem o valor simbólico do prédio que precisa ser levado em consideração, e nada melhor que um espaço escolar para dar o valor da obra histórica do nosso município”, pontuou Rosane.

Segundo o prefeito Panosso, um dos pilares da Administração Municipal é a educação, e essa nova escola vai garantir ainda mais qualidade à rede municipal de ensino. “A rede municipal de ensino de Frederico Westphalen conta com professores altamente qualificados, que desempenham um ótimo trabalho nas escolas e garantem ensino de qualidade aos alunos. Com a construção de uma escola no Centro, teremos oferta de vagas na área central da cidade e, com isso, o município terá, inclusive, maior retorno financeiro do Ministério da Educação. Um dos pilares da nossa Administração é a educação e trabalharemos para que nossas crianças tenham cada dia melhores condições em todas as áreas”, destacou Panosso.
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS
COMENTÁRIOS