Voltar
Novo projeto de coleta de entulho terá início nesta semana
Terça - Feira, 15 de Agosto de 2017
O "Entulho Zero" é uma Iniciativa das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, irá abranger todo o município
Responsive image
O mais novo projeto da administração municipal de Frederico Westphalen será iniciado nesta terça-feira, 15. O "Entulho Zero", iniciativa em conjunto das secretarias de obras e meio ambiente, foi planejada para melhorar a coleta de entulho nas ruas de Frederico Westphalen.

Para isso, foi estabelecido um cronograma para o ano inteiro, o qual teve o município dividido em quatro cores: amarelo, azul, verde e laranja. São estas cores que serão seguidas durante o cronograma de recolhimento. Portanto, foi estabelecido que a cor laranja, representará a coleta nos seguintes bairros: Barrilense, Barril, São Francisco de Paula, Distrito Industrial, Santo Inácio, São José. Na cor azul, o entulho será coletado nos bairros Panosso, Ipiranga e Jardim Primavera e São Cristóvão, enquanto que a cor amarela, representa a coleta nos bairros: Aparecida, Bela Vista, Jardim Paraíso, Itapagé, Fátima e Centro. E a cor verde, representa a coleta nos bairros São Caetano e Santo Antônio.

A cada semana a equipe de recolhimento irá passar nos bairros indicados por suas respectivas cores. Por exemplo, entre os dias 21 e 26 de agosto, o recolhimento será feito nos bairros Panosso, Ipiranga e Jardim Primavera e São Cristóvão, cujo a cor é azul. Já na semana seguinte, a equipe irá passar no lado laranja do mapa, e assim sucessivamente. O cronograma completo pode ser conferido no fim deste texto.

Qual material é responsabilidade do “Entulho Zero”?

A fim de facilitar o entendimento dos cidadãos, foi estabelecido uma lista (que também pode ser conferida no fim deste texto), em que foi diferenciado o material que é de responsabilidade da equipe do “Entulho Zero”, e o que é deverá ser descartado corretamente pelo cidadão. Logo, resíduos de podas, cortes de árvores, jardinagem (devidamente ensacados) e madeira em geral (sem qualquer material metálico e devidamente ensacados). Durante a semana voltada para a cor específica, a equipe não passará no mesmo local mais de uma vez.

Qual material é responsabilidade do cidadão?

Materiais como lixo eletrônico (celulares, impressoras, tvs, geladeiras, televisores, etc.), poderão ser descartadas durante as campanhas periódicas realizadas pela prefeitura e parceiros. Já para os resíduos de construção civil e industrial, a pessoa deverá buscar empresas especializadas neste tipo de recolhimento. Por último, embalagens de óleo lubrificantes, agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus, também são de responsabilidade do cidadão.
Fonte: Ascom
FOTOS