Voltar
Seminário Regional sobre autismo é realizado em Frederico Westphalen
Sábado, 25 de Junho de 2022
Evento foi promovido pela Associação Regional dos Pais e Amigos dos Autistas Miguel
Responsive image
A Associação Regional de Pais e Amigos dos Autistas - Miguel, promoveu nesta sexta-feira (24), o 2º Seminário Regional sobre o Autismo “Diagnóstico de Autismo e a participação da Família” com objetivo de aprofundar conhecimentos sobre o Autismo e ampliar a informação sobre o mesmo, visando a melhorar os processos inclusivos e terapêuticos, bem como a qualidade de vida das pessoas com o transtorno do espectro autista em nossa sociedade.

O evento aconteceu no Salão de Atos da URI e contou com grande público da região presente para assistir os palestrantes: Psicólogo Adilson Souza de São Paulo, que abordou o tema “Não tem como falar do Autista sem falar da mãe que ele tem”, e o casal de Palestrantes Jackson e Talita de Florianópolis/SC, que abordaram o tema “Recebi o diagnóstico de Autismo, e agora? Como é o Autismo?”.



Para Tiago André Hahn, Presidente da Associação, os desafios enfrentados são diários e é preciso construir uma rede colaborativa em prol das crianças com Transtorno do Espectro Autista. “Precisamos, de uma vez por todas, gerar conhecimento para que as pessoas passem a entender melhor o Transtorno do Espectro Autista e tirar da cabeça muitos dos pensamentos preconceituosos que, infelizmente, ainda encontramos”.

Participou do evento, representando o Poder Executivo, Edson Borba, que ressaltou a importância de tratar sobre o tema valorizando a cultura do autocuidado para a saúde mental. “O tema tratado é de suma importância para as famílias, escolas e comunidade. Principalmente no momento em que se exige resiliência, criatividade e competência para seguirmos nossos caminhos pessoais e profissionais”, destacou Borba.

O seminário que estava previsto para o mês de abril, havia sido adiado em razão do evento da Expofred e contou com as palestras de relatos de experiências enfrentados pelos pais e mães de autistas, com objetivo de promover um debate de como superar os desafios e tabus que envolvem as pessoas com transtorno do espectro autista. 
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS