Voltar
I Jornada sobre Autismo recebe mais de 800 pessoas
Quinta - Feira, 03 de Maio de 2018
Evento recebeu representante de mais de 35 municípios na sexta-feira, 27
Responsive image
Na sexta-feira, 27, foi realizada a primeira edição da Jornada sobre o Autismo, no Salão de Atos da URI, e o evento foi uma realização da Administração Municipal, por meio da Secretaria da Educação e Cultura. Um dos objetivos do evento era trazer o assunto a tona em virtude da grande quantidade de crianças e adolescentes com autismo, que estão frequentando a rede regular de ensino, bem como crianças matriculadas nas Escolas de Educação Infantil, na faixa etária entre 0 e 3 anos. Além disso, a jornada tinha como objetivo reunir esses profissionais e buscar uma maior aproximação com os familiares das crianças com autismo.

Durante o encontro, foi apresentado as diferentes maneiras de se compreender pessoas que possuem autismo, e principalmente, compreender o Transtorno de Espectro de Autismo (TEA), além de temas como características comportamentais, causas do autismo, Síndrome de Asperger, alterações na circuitaria do cérebro, entre outros.

Após análise no município, foi constatado que em Frederico Westphalen, 453 pessoas têm autismo e 113 estão em idade escolar. Por isso, a SMEC realizará uma proposta ao Poder Executivo nos próximos dias, referente a um novo projeto sobre o assunto. A pretensão será de formar uma equipe com diversos profissionais, os quais irão realizar a formação permanente junto à Associação Pandorga, em São Leopoldo, para que sejam os multiplicadores no município, e possam dar todo o suporte às escolas e rede da infância e juventude.
Fonte: Ascom
FOTOS