Voltar
SAE realiza ação na Praça da Matriz
Sexta - Feira, 20 de Julho de 2018
Durante a tarde desta sexta-feira, 20, equipe da Secretaria de Saúde realizou orientações quanto ao combate às Hepatites Virais
Responsive image
Em alusão ao Dia Mundial de combate às Hepatites Virais a equipe do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais de Frederico Westphalen (SAE) realizou uma ação de conscientização na Praça da Matriz nesta sexta-feira, 20. Durante toda a parte da tarde, a equipe do SAE esteve realizando orientações para a comunidade quanto a importância da prevenção desta doença.

O Dia Mundial de Combate às Hepatites é celebrado no dia 28 de julho, e, para detectar o vírus da hepatite todos os postos de saúde do município disponibilizam os testes rápidos que dão o resultado em torno de meia hora. Para fazer os testes basta telefonar para agendar um horário nos números abaixo:
Posto de Saúde Ayres Cerutti: 3744 2665

Posto de Saúde Aparecida: 3744 2240

Posto de Saúde Jardim Primavera: 3744 6303

Posto de Saúde Santo Antônio: 3744 2830

Posto de Saúde São Francisco de Paula telefone: 3744 7761

Posto Central de Saúde: 3744 4911
É fundamental que a população realize a vacinação para a Hepatite B – que é oferecida para toda a comunidade –, no entanto, antes da vacina, é necessário realizar o exame para saber a sorologia do paciente. Se for positivo para o vírus da Hepatite B não adianta a vacinação, pois a mesma é para evitar a contaminação do vírus. Neste caso, há um tratamento para a Hepatite B e a vacinação é a única prevenção para a doença.

Para a Hepatite C não existe uma vacina, o que existe, é um tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que pode levar à cura da doença e para ter acesso, é necessário procurar a equipe do (SAE).

Em Frederico Westphalen, o SAE atende e trata os pacientes de HIV/AIDS e Hepatites Virais não só do município, mas da região, acompanhando pacientes de 26 municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, no SAE os pacientes são atendidos e tratados por uma equipe multidisciplinar que avalia cada caso conforme suas necessidades. O serviço também oferece testagem e terapêutica para pacientes que possam ser colocados em risco de contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis, Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Todos os serviços oferecidos pelo SAE são oferecidos de forma gratuita a população.
Fonte: Ascom
FOTOS