Voltar
Setembro Amarelo: prevenção e conscientização do suicídio
Quinta - Feira, 14 de Setembro de 2017
A Secretaria Municipal de Saúde promoverá durante todo o mês de setembro diversas ações para trazer o assunto à tona e discutir as formas de prevenção do suicídio
Responsive image
Os números de suicídio no Brasil são preocupantes. São registrados aproximadamente 32 casos por dia ou um caso a cada 45 minutos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste quesito, o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, e o aumento entre os jovens de 15 a 29 anos assusta ainda mais.

Os motivos que levam as pessoas a tirarem a própria vida são inúmeros, como por exemplo: problemas no trabalho, perda de um ente querido, sentimento de culpa, bullying, violência, alcoolismo, depressão, entre outras doenças. Além destes motivos, neste o debate sobre o suicídio voltou com toda a força, devido a ascensão da série de TV “13 Reasons Why” e do jogo “Baleia Azul”.

Na série televisiva, a personagem principal é uma estudante de Ensino Médio que tira a própria vida, mas antes de morrer deixa várias gravações nas quais diz os 13 motivos que a teriam levado ao suicídio. Estes motivos incluem principalmente o bullying, violação da privacidade, assédio, e estupro.

Estudos realizados em julho deste ano mostram que logo após o lançamento da série de TV, o número de pesquisas no Google sobre suicídio aumentou. O estudo, publicado na revista científica JAMA Internal Medicina, dos Estados Unidos, explica que desde o lançamento de 13 Reasons Why, o número de buscas na internet subiu 19%, isso representa 900 mil buscas a mais do que o normal. Neste aumento, está incluído buscas por métodos de suicídios e modos de prevenção.

Já o jogo Baleia Azul, os jogadores são orientados por um “curador”, que verifica se as missões são satisfatórias.  Estas missões possuem diversos graus de dificuldade, como por exemplo: assistir a filmes de terror, furar as mãos com agulha, não falar com ninguém, subir em telhados ou guindastes, criar inimizades, se automutilar, e o último desafio é tirar a própria vida.
 
O que fazer?
A recomendação para familiares e amigos de pessoas que se encontram em alguma situação citada anteriormente, é ficar atento a qualquer sinal de mudança no comportamento, principalmente dos jovens.

De acordo com a OMS, em 90% dos casos os suicídios podem ser evitados por possuir associação com distúrbios de ordem mental, diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão e a dependência química. Além disso, é importante observar o outro, acompanhar alterações de comportamento, como: isolamento social, desinteresse, nervosismo, angústia ou baixo rendimento no trabalho.

A Campanha Setembro Amarelo tem como finalidade, ressaltar a atenção de toda a população sobre o suicídio, além de mostrar que é possível prevenir. A campanha deste ano tem como tema “Falar é a melhor solução” e diversos postos de saúde estão com uma decoração especial e informativa, as quais pontuam diversos aspectos sobre prevenção, sintomas e como lidar com este problema de saúde.
Fonte: Ascom
FOTOS