Voltar
Tarde de Campo é realizada na linha Ponte do Pardo
Terça - Feira, 27 de Novembro de 2018
Evento de capacitação foi organizada em parceria pela Administração Municipal de Frederico Westphalen e de Vista Alegre, juntamente com a Emater/RS-Ascar
Responsive image
Na última semana, a linha Ponte do Pardo foi sede da tradicional Tarde do Campo, com o objetivo de qualificar a atividade leiteira, por meio do conhecimento e da capacitação dos produtores rurais. O evento foi realizado por meio da parceria entre a Administração Municipal de Frederico Westphalen, de Vista Alegre e a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de capacitar os moradores sobre a bovinocultura de leite.

A atividade ocorreu na tarde de quarta-feira, 23, na propriedade da família Piaia e Benatti, localizada na Linha Ponte do Pardo e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre produtores, autoridades, lideranças e representantes das entidades apoiadoras do evento.

Ao todo, cinco estações temáticas diferentes foram realizadas envolvendo a atividade leiteira, e além disso, foram preparadas para orientar os produtores. O engenheiro-agrônomo da Emater/RS-Ascar, Jeferson Vidal Figueiredo, explanou sobre a importância da nutrição balanceada do rebanho leiteiro como fator determinante para atingir bons resultados zootécnicos e econômicos, bem como reforçou a orientação sobre a importância de o produtor fornecer uma dieta completa e equilibrada aos animais. Para mostrar o quanto esse fator é determinante na produção, o engenheiro-agrônomo apresentou na estação um sistema que é usado como simulador da ruminação do animal, o “Penn State” (Penn State Particle Size Separator), que é um conjunto de peneiras e serve como uma ferramenta que auxilia na adequação dos teores de fibra da dieta das vacas leiteiras.

Com o objetivo de fomentar a alta qualidade na produção de silagem, outra estação do dia de campo, foi conduzida pelo engenheiro-agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mateus Stefanello, em que abordou a análise dos parâmetros físicos do grão. Já na terceira estação foi mostrada uma área experimental de pastagens perenes e anuais feita na propriedade para que as pessoas pudessem ver como a implantação de pastagens de qualidade, aliada a boa fertilização do solo e do manejo adequado, atribuída como fatores determinantes para alcançar alta produção de matéria seca por hectare.

Pensando na gestão da propriedade rural, aliada ao bem-estar e a qualidade de vida da família que vive no campo, a última estação destacou a importância da segurança alimentar, com enfoque na atividade de olericultura como subsistência e alternativa de geração de renda.

A Administração Municipal de Frederico Westphalen foi representada pelo Secretário da Agricultura, Cléber Cerutti, e do presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Lídio Signori. O Poder Executivo de Frederico Westphalen trabalha para continuar com as parcerias que visam aprimorar os conhecimentos da comunidade frederiquense e aproveitar os recursos naturais da melhor maneira possível.
Fonte: Com informações Emater/RS-Ascar
FOTOS