Voltar
Frederico Westphalen é oficialmente inserido no SUSAF-RS
Quinta - Feira, 06 de Dezembro de 2018
Publicação que coloca o município no mesmo patamar do sistema estadual foi realizada no dia 3 de dezembro, no Diário Oficial do Estado
Responsive image
Um anúncio muito importante para Frederico Westphalen foi realizado nesta semana, afinal, foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 3, a adesão de Frederico Westphalen no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).

A publicação especifica que o município fica aderido ao SUSAF-RS e, agora as vistorias realizadas nas agroindústrias deverão ser executadas pelo Serviço Municipal de Inspeção (SIM). Já como contrapartida, as agroindústrias deverão manter atualizadas todas as análises, assim como outros controles técnicos. Este foi um trabalho em conjunto entre o Poder Executivo e a unidade municipal da Emater/RS-Ascar,  além disso, o Secretário Municipal da Agricultura, Cléber Cerutti, ressaltou que este é um importante anúncio para Frederico Westphalen.

– Nós, agora, temos o mesmo grau de importância de avaliação que o Estado, e isso nos coloca em um novo patamar na região. As agroindústrias do nosso município poderão expandir o seu mercado para o outros municípios e isso é fundamental para a consolidação dos produtos de Frederico Westphalen – frisou.

As vistorias nas agroindústrias já eram realizadas somente pelo SIM, conforme a legislação municipal, entretanto, com a inserção de Frederico Westphalen ao SUSAF-RS, os fiscais estaduais realizarão apenas a conferência das vistorias feitas pelos técnicos do SIM, por meio de uma série de documentos.

O prefeito José Alberto Panosso destacou que esta equivalência, vai beneficiar, principalmente, as agroindústrias de Frederico Westphalen.

– Fizemos este trabalho em conjunto com a Emater e agora conseguimos tornar as avaliações feitas no município ter a mesma equivalência que as realizadas pelo Estado. Foi uma luta muito grande para termos essa conquista para o município, fiz questão de ir pessoalmente realizar as negociações em Porto Alegre, juntamente com o Secretário Cleber, e isso nos engrandece muito, pois irá valorizar muito o Setor Primário de Frederico Westphalen, que tem sido uma das principais prioridades da nossa Administração – ressaltou o chefe do Executivo.
Fonte: Ascom
FOTOS