Notícias
Frederico Westphalen sedia Geração da Chama Crioula 2022
Categoria: GeralData de Publicação: 18 de julho de 2022
Fonte: Renato Martins/Ascom
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (18), o evento com objetivo de gerar a Chama crioula, que será levada à cidade de Farroupilha, a qual irá sediar o 70° Congresso Tradicionalista. O evento ocorreu na frente da Liv Space em Frederico Westphalen, e contou com a presença de autoridades, representantes do MTG, cavalarianos, imprensa e demais pessoas presentes.
Estiveram presentes no evento, o Sr Ildo Wagner, presidente do ORCAV, Ordem dos Cavaleiros do RS, Luíz Paulo Franken, conselheiro do MTG, João Arlindo Rembold, coordenador do 28°RT, Silvio Rossatto, vice coordenador do 28ªRT e o Sr Alicildo José dos Passos, representando os cavalarianos presentes e também o prefeito de Jaboticaba Luis Cloves Molinari Silva (Vico).
O Padre Adilson Magri realizou o ato religioso, o qual foi dado uma benção aos Cavalarianos e em seguida, o prefeito Panosso, juntamente com Luiz Paulo Franken, João Arlindo Rembold e Alicildo dos Passos, através da vela eucarística, acenderam a tocha que gerou a Chama Crioula, que será conduzida até a cidade de Farroupilha pelos cavalarianos.
O acendimento da Chama Crioula, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, percorre as principais regiões tradicionalistas e é carregada por grupos de cavaleiros, que espalham o fogo em símbolo da coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.
Congresso Tradicionalista
Previsto para ocorrer no dia 30 de julho, no Parque Cinquentenário da cidade, Farroupilha irá sediar o 70° Congresso Tradicionalista. O evento tem a promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realização da Fundação Cultural Gaúcha e da 25ª Região Tradicionalista, com o apoio da prefeitura municipal de Farroupilha. O tema central será o “Cancioneiro Gaúcho”, buscando valorizar a música regional gaúcha, seus compositores, intérpretes e preparar terreno para o centenário de Honeyde Bertussi, em 2023.
O município de Frederico Westphalen, sediou em outubro de 2021, o 69° Congresso Tradicionalista do MTG, onde foi realizado o congresso do MTG, evento o qual foram discutidos vários assuntos referentes, as diretrizes que posteriormente seria adotada pelos órgãos tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
