Notícias
Município define ações conjuntas para enfrentamento da esporotricose em Frederico Westphalen
Categoria: SaúdeSecretarias: Meio Ambiente
Saúde
Data de Publicação: 18 de junho de 2026
Crédito da Matéria: Adelar de Freitas
Fotos: Adelar de Freitas/Ascom Prefeitura FW
Fonte: Ascom/Prefeitura FW
Diante do aumento de casos de esporotricose em gatos registrados em Frederico Westphalen, o poder público municipal e entidades ligadas à causa animal iniciaram uma mobilização para reforçar as medidas de prevenção, conscientização e assistência aos animais diagnosticados com a doença.
Na manhã desta quinta-feira, 18, o prefeito Orlando Girardi recebeu em seu gabinete representantes do Conselho Municipal de Política Animal (COMUPA), da Associação de Proteção dos Animais de Frederico Westphalen (APAFW) e da Associação Melhores Amigos dos Animais (AMAA) para discutir a situação no município e alinhar estratégias de enfrentamento ao problema.
Participaram também da reunião o secretário municipal da Saúde, Cássio Zatti, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Vanderlei de Mattos. Durante o encontro, foram apresentados ao chefe do Executivo dados atualizados sobre os casos registrados nos últimos meses, bem como os procedimentos adotados para o acompanhamento dos animais infectados.
De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), somente neste ano já foram confirmados 13 casos de esporotricose em gatos no município. A doença é causada por um fungo do gênero Sporothrix, que pode ser encontrado no ambiente, especialmente no solo, em plantas e madeiras em decomposição. A transmissão também pode ocorrer por meio de arranhões, mordidas ou contato com secreções de animais contaminados, sendo os felinos os principais transmissores entre os animais domésticos.
A médica veterinária da SEMMA, Ana Júlia Corrêa Fogaça da Silva, destacou a parceria firmada com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), por meio do curso de Medicina Veterinária, que tem sido fundamental para a identificação dos casos.
"Conseguimos, através da parceria com o IFFar, realizar as avaliações nos felinos e identificar o fungo presente no animal. A partir dessa confirmação, é possível iniciar o tratamento adequado", explicou.
Com a elevação gradual do número de diagnósticos, os participantes definiram a realização de uma campanha de orientação voltada aos tutores de gatos, com foco na prevenção, nos cuidados necessários e na importância da identificação precoce da doença. A preocupação é evitar que o município enfrente um cenário mais grave, semelhante ao observado em outras cidades brasileiras.
Outra medida em estudo é a aquisição de medicamentos que possam auxiliar no tratamento dos animais diagnosticados.
"Queremos buscar informações junto à Secretaria Estadual da Saúde para desenvolver ações conjuntas que contribuam para evitar novos casos. Além disso, pretendemos adquirir medicamentos que possam auxiliar no tratamento e integrar essa iniciativa à campanha de prevenção que será realizada em parceria com as associações e instituições envolvidas", afirmou o secretário municipal da Saúde, Cássio Zatti.
As ações previstas para os próximos dias deverão envolver, além das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, o COMUPA, o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a AMAA, a APAFW, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, o IFFar e os veículos de comunicação locais, fortalecendo uma rede de atuação integrada para conscientizar a população e conter o avanço da doença
