Voltar
Prefeitura faz primeiro recolhimento de vidros de Ecoponto
Segunda - Feira, 30 de Dezembro de 2019
Primeiro recolhimento foi feito 12 dias após a instalação e resultados são animadores
Responsive image
“Uma iniciativa que deu certo e já é um sucesso”. Dessa forma o secretário de Meio Ambiente de Frederico Westphalen, Giovani Cândito, resumiu a instalação do primeiro Ecoponto na Praça da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen. O projeto é uma parceria da Administração Municipal com o Rotary Club Frederico Westphalen/Barril, que viabilizou os valores investidos na fabricação dos equipamentos.

Na manhã desta segunda-feira, 30, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente acompanharam o recolhimento dos vidros feito por uma equipe da prefeitura. O material foi encaminhado ao Centro de Armazenamento, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, e a quantidade recolhida animou os envolvidos.

– A comunidade valorizou a dedicação do Rotary Club Frederico Westphalen/Barril e da Administração Municipal e usou o Ecoponto para descartar os vidros. Apenas 12 dias após a instalação já foi feito o primeiro recolhimento e o Ecoponto estava cheio. Isso é muito importante, pois além de garantirmos o descarte adequado destes materiais, vamos reduzir custos ao município –, apontou Cândito.

De acordo com o secretário, as pessoas podem levar os vidros no Ecoponto em qualquer dia da semana e, no Centro de Armazenamento, nos dias úteis. Quem não puder levar os vidros até esses locais, deve acondicionar os materiais em casa. “Vamos realizar uma campanha de recolhimento dos vidros. Ainda não sabemos ao certo quando será, mas pedimos que a comunidade mantenha os vidros em casa para descartarmos corretamente”, pediu Cândito.

– Pedimos, ainda, que a comunidade seja consciente e não descarte suas garrafas irregularmente em locais públicos, pois além de poluir, podem causar acidentes às pessoas –, frisou o secretário Cândito.

Outros quatro Ecopontos serão instalados na cidade entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2020. A Administração Municipal ainda estuda onde instalar os demais equipamentos.

O material descartado nos Ecopontos é levado ao Centro de Armazenamento e, de lá, são recolhidos pelo Grupo SLS Brasil, de Passo Fundo, sem custos ao município.
Fonte: Ascom
FOTOS