Voltar
Atividades econômicas serão retomadas gradativamente
Sábado, 28 de Março de 2020
É extremamente necessário que população e empresários evitem a aglomeração de pessoas
Responsive image
Em um encontro realizado no Salão Nobre da Associação Comercial, Industrial e de Prestação Serviços (ACI-FW) na manhã deste sábado, 28, reuniu diversas lideranças e representantes de várias entidades e instituições de Frederico Westphalen, além do Hospital Divina Providência (HDP), e foi decidido por retomar as atividades econômicas no município a partir da segunda-feira, 30 de março. A reunião foi realizada pela Administração Municipal, liderada pelo prefeito José Alberto Panosso, pelo vice-prefeito, Diogo Duarte, e pelo Gabinete Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (GMPEC).

Entre as propostas apresentadas pela prefeitura está a reabertura do comércio e das atividades industriais e de prestação de serviços, além de academias, bancos e lotéricas, a partir de segunda-feira, 30. Porém, há exigências de higienização dos ambientes, controle de acesso de clientes a áreas internas em até 50% da capacidade do Alvará de Funcionamento ou do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), redução de 50% do número de funcionários atuando na área interna, fornecer a clientes e funcionários álcool em gel 70%, máscaras, luvas e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários a cada setor. Outra sugestão da prefeitura é que funcionários com mais de 60 anos (por fazerem parte do grupo de risco) sejam liberados de suas funções sem prejuízo em seus salários.

Continuam restritos o uso de praças e demais espaços públicos para evitar aglomeração de pessoas e permanecem fechadas e suspensas aulas na rede municipal de ensino, escolas de cursos particulares e presenciais, atividades em clubes e parques, mesmo ao ar livre, jogos e competições esportivas, parques infantis e casas de festas e eventos, atividades realizadas em igrejas, sociedades, centros, templos, atividades ao ar livre, visitação a parques e ginásios; casas noturnas, boates; centros culturais, bibliotecas, cinema, circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e de passageiros e festas de qualquer natureza.

Haverá fiscalização redobrada nestes próximos dias. Será exigido das empresas com cinco ou mais funcionários um Plano de Contingência, que deverá ser entregue à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Além dessas medidas anunciadas, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, fez remanejamento de equipes de profissionais da saúde e tornou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Aires Cerutti um posto de atendimento 24 horas para pacientes com suspeita de coronavírus.

Cada empresário será responsável por evitar aglomerações em seu estabelecimento.

O Departamento Jurídico da Prefeitura está editando novo Decreto com estas e outras medidas.
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS