Voltar
Mais de 12 toneladas de vidro coletado
Quinta - Feira, 09 de Abril de 2020
Resíduo foi resultado das coletas realizadas nos Ecopontos
Responsive image
Há cerca de três meses, a Administração Municipal de Frederico Westphalen, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Rotary Club de Frederico Westphalen, passou a instalar Ecopontos para o recolhimento de vidro em locais estratégicos da cidade. Na manhã desta terça-feira, 7, os resíduos resultantes de mais de 90 dias foram coletados por uma empresa especializada, de forma gratuita, somando mais de 12 toneladas.

Os Ecopontos estão instalados em frente à sede da Associação dos Moradores do Bairro Aparecida (Amba); na praça do bairro Fátima, próximo ao Mercado Longo; na rua do Comércio, em frente às Lojas Grazziotin, próximo à agência dos Correios; no bairro Santo Inácio, ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Paulo 2º e na praça da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen. Também é possível contatar a Semma para o recolhimento direto de grandes quantidades, como em empresas e indústrias. 

O recolhimento de vidro realizado por meio dos Ecopontos traz inúmeros benefícios ao município, dentre eles a diminuição de acidentes com a manipulação do material por funcionários municipais e do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), onde cerca de 80% do vidro que chega é de Frederico Westphalen, redução do número de viagens para o transporte do resíduo pelos caminhões e também menores chances de danos para o maquinário do centro de recolhimento.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Giovani Candito, o recolhimento de vidro é muito importante para diversos setores do município, inclusive para a economia. “É muito importante e nos alegra que a comunidade esteja nos ajudando nesse projeto. A instalação dos Ecopontos já vem mostrando ótimos resultados na economia do município, além ter sido muito benéfico para o Cigres, na segurança dos seus funcionários e gastos com maquinário. Continuaremos trabalhando e investindo nesse projeto e nas campanhas de recolhimento, pois os resultados estão sendo muito acima do esperado”, destacou Candito. 
Fonte: Isadora Pazuch/Ascom
FOTOS