Voltar
UFSM-FW produz e doa sabão artesanal para a prefeitura
Sexta - Feira, 17 de Abril de 2020
Objetivo é auxiliar no enfrentamento do Covid-19 no município
Responsive image
As atividades acadêmicas essenciais da UFSM-FW continuam sendo desenvolvidas haja vista o compromisso social da Universidade com a formação de profissionais qualificados para a academia e o mercado e compromissados com a realidade social. Neste contexto, a atividade empreendedora de educação ambiental ‘Produção de sabão artesanal com óleo de cozinha usado’, desenvolvida no 1º semestre de 2019 na disciplina ‘Atitude Empreendedora I’, foi retomada neste 1º semestre de 2020 frente à identificação da necessidade social deste produto para o enfrentamento da pandemia que assola o país.

Com objetivo de produzir sabão para limpeza em geral com óleo de cozinha usado para evitar o seu descarte incorreto no meio ambiente, a 1ª fase da atividade foi executada com o óleo usado doado pelos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) e o sabão foi para eles destinado. Já nesta 2ª fase, o sabão está sendo produzido com óleo usado doado por restaurantes do município e será destinado para a Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen.

No âmbito do projeto de ensino ‘A interdisciplinaridade no ensino de Empreendedorismo e Comunicação nas Organizações na formação de profissionais com uma nova atitude diante do trabalho’ ao qual a disciplina está vinculada, a produção de sabão artesanal se justifica porque esta alternativa sustentável de reutilização de óleo usado, um resíduo de difícil descarte, contribui para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e, sob uma ótica empreendedora, para uma prática de consumo responsável, como já apresentado em eventos, como a 34ª JAI da UFSM em 2019, e, na atual crise de saúde pública, porque a limpeza de ambientes e a higienização pessoal são das principais formas de prevenção ao coronavírus.

O prefeito de Frederico Westphalen agradeceu a doação e disse que o sabão será muito útil e um grande aliado às medidas de enfrentamento ao coronavírus em Frederico Westphalen. “Temos desenvolvido várias ações e iniciativas para combater o coronavírus no município, e esta doação da UFSM-FW contribui para aumentar a quantidade de itens úteis disponíveis à comunidade”, destacou.


Membros da equipe de produção

1ª fase
- Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal: Mateus Kunrath e Eduardo da Silva Oliveira, ambos atualmente já formados; Ana Caroline de Alvarenga Nascimento, bióloga, e Rafaela Rodrigues da Silva, idealizadora da atividade.
- Docente e orientadora: prof. Melina de Souza Mota.
- Supervisão e apoio: prof. Arci Dirceu Wastowski, químico industrial e licenciado e diretor da UFSM-FW.

2ª fase
- Alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Relações Públicas: Pedro Cáfaro Neto, David Douglas Gonçalves de Moraes, Lorena Gabrielle de Leles Silva Fernandes e Hellen Batista de Oliveira Leal.
- Coordenadora e orientadora: Melina de Souza Mota.
- Supervisão e apoio: TAE Gabriel Baraldi Volpi, químico industrial, e prof. Arci Dirceu Wastowski, químico industrial e licenciado e diretor da UFSM-FW.
Fonte: Ascom e UFSM
FOTOS