Voltar
Central Covid-19: site permite consultas online em FW
Segunda - Feira, 20 de Abril de 2020
Plataforma é uma parceria entre a Administração Municipal e a UFSM
Responsive image
A Administração Municipal de Frederico Westphalen implantou na manhã desta segunda-feira, 20, mais uma ação no combate ao coronavírus. Em uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, foi lançado o site www.centralcovid19.com.br. A plataforma foi desenvolvida por alunos do curso de Sistemas de Informação de FW, em parceria com o curso de Enfermagem da UFSM de Palmeira das Missões, e contou com apoio da direção da UFSM-FW.

O site conta com várias informações, como endereços e horários de atendimento de estabelecimentos essenciais, como mercados, farmácias e Postos de Saúde e o Hospital Divina Providência (HDP). Além disso, tem instruções sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do coronavírus. A plataforma oferece, também, um formulário de pré-atendimento, que facilita a identificação da doença e coloca os possíveis contaminados em contato com profissionais de saúde para os devidos encaminhamentos médicos.

Conforme o diretor da UFSM-FW, Arci Dirceu Wastowksi, o objetivo do site é oferecer uma ferramenta para que a população não precise se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Aires – destinada à atendimentos de pacientes com suspeita de coronavírus. “O site dá à comunidade a possibilidade de fazer uma pré-consulta de forma online, sem sair de casa, e logo após preencher a ficha com seus dados, receber um retorno da equipe médica da Secretaria da Saúde”, destacou.

De acordo com a secretária da Saúde, Lea Tomschke, haverá atendimento através das solicitações via site 24 horas por dia. “Durante os horários de atendimento no Posto Aires, a equipe de saúde fará a análise dos dados dos pacientes e, quando não há equipe de plantão no posto, a Secretaria de Saúde receberá uma notificação via mensagem para os casos os quais pode haver suspeita”, explicou.

Para o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, a inciativa da universidade é extremamente importante e se torna uma ação que ajuda na prevenção e combate ao coronavírus. “Desenvolvemos diversas iniciativas e implementamos ações pontuais para evitarmos a disseminação do coronavírus em nosso município. Não temos nenhum caso confirmado de Covid-19 em Frederico Westphalen e nem suspeito. Isso se deve às ações de prevenção e conscientização que implementamos no município, e essa parceria com a UFSM amplia nossa gama de ferramentas para evitarmos a disseminação do coronavírus”, afirmou.

O site oferece atendimento online para pacientes de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões e poderá ser implementado em outros municípios, caso a Administração Municipal de cada cidade tenha interesse.

O projeto

A plataforma foi desenvolvida alunos do curso de Sistemas de Informação do campus de Frederico Westphalen e do curso de Enfermagem do campus de Palmeira das Missões. A Gestão do Projeto é feita por Gabriel Cocco, Gabriel Sebastiano de Maria e Guilherme Luís Ulbriki; Desenvolvimento e tecnologia: Arthur Immich, Darlan Eduardo Guimarães Santos, Gabriel Sebastiano de Maria, Guilherme Luís Ulbriki e Patricia Schmuck Lengert; Diagramação de manuais e mídias sociais: Bernardo Gatto Hansen, Clara Juraci dos Santos Fritch, Clarice Maria dos Santos Fritch, Gabriel Cocco, Júlia Baldissera e Pedro Lucas da Silva Brizolla; Mineração de micro-dados e análise: David Douglas Gonçalves de Moraes, Gustavo Rhoden e Paulina Ester Egvarth Rehbein.

A supervisão é dos professores Rafael Marcelo Soder e Adriana Soares Pereira.
 
Acesse e conheça!

www.centralcovid19.com.br
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS