Voltar
Dia Mundial da Luta Contra AIDS é comemorado em dezembro
Terça - Feira, 01 de Dezembro de 2020
Campanha deste ano tem como foco o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis
Responsive image
Hoje, 1, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

Este ano a campanha publicitária lançada pelo Ministério da Saúde tem como foco a importância do diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. “Usar camisinha é uma responsa de todos”. A iniciativa tem como objetivo mudar um pouco a percepção da doença e conscientizar em relação a prevenção.

A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual, seja anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio de sangue contaminado. Através do uso de drogas injetáveis, canudos ou cachimbos, compartilhamento de instrumentos, não esterilizados, que furam ou cortam, por meio da transmissão vertical de mãe para filho ou na amamentação. Vale ressaltar que, mesmo assintomático, o portador do HIV pode continuar a transmitir o vírus.

Já a AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica sujeito a diversos agravos, chamadas infecções oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE), orienta que o diagnóstico pode ser realizado através de testes rápidos, disponíveis em todas as Unidades de Saúde ou no SAE. Práticos e de fácil execução, fornecem o resultado em, no máximo 30 minutos, a partir da coleta de uma gota de sangue.

O Serviço Especializado atende e distribui os antirretrovirais, mensalmente para os 26 municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os antirretrovirais são medicamentos que combatem a multiplicação do vírus HIV e fortalecem o sistema imunológico. O tratamento é oferecido pelo SUS é gratuito, seguro e eficaz.

Informe-se sobre teste de HIV em uma Unidade de Saúde mais próxima à sua residência.
Para outras informações, ligue no telefone 55 99635-2706
Fonte: Letícia Severiano / ASCOM
FOTOS