Voltar
Administração Municipal solicita destinação de recursos do Legislativo para enviar ao HDP
Sexta - Feira, 12 de Março de 2021
Responsive image
O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, acompanhado do vice-prefeito, João Vendruscolo, se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Alan Souza, em busca de novas soluções para o Hospital Divina Providência (HDP). Nesta sexta-feira, 12, Panosso e Vendruscolo entregaram ao chefe do Legislativo ofício solicitando que a Câmara de Vereadores destine o excedente de recursos dos dois primeiros meses do ano ao Poder Executivo para serem destinados ao HDP.

Conforme o presidente do Poder Legislativo, a Câmara tem disponível aproximadamente R$ 250 mil, que serão devolvidos à Prefeitura. Para repassar ao HDP, a Câmara deverá aprovar um Projeto de Resolução (PR) em Plenário para repassar os valores ao Executivo. A Prefeitura precisa elaborar Projeto de Lei (PL) que deve ser aprovado pelos vereadores para regulamentar a doação.

“É um desejo nosso enquanto vereadores que o recurso seja destinado ao hospital. Se há esse compromisso do Executivo e também a disponibilidade do valor, faremos a devolução e posteriormente aprovaremos a destinação do recurso. Sem dúvida serão valores importantes para o HDP, mas é extremamente necessário que a população siga se protegendo”, enfatizou Souza.

Segundo Vendruscolo, todos os anos – geralmente em dezembro –, a Câmara de Vereadores destina a sobra de recursos excedentes ao Poder Executivo, que investe em políticas públicas, especialmente na saúde. “A Administração Municipal sempre aplica esses recursos da Câmara de Vereadores em ações e programas públicos para beneficiar a comunidade e agora, o valor excedente desses dois meses serão usados para reforçar nosso hospital”, explicou.

Após entregar o ofício, Panosso anunciou que a Administração Municipal vai realizar uma compra emergencial de medicamentos para o combate à pandemia e repassará ao HDP.

Também participaram da reunião a vereadora Aline Caeran, e os vereadores, Leandro Mazutti, Reginaldo Pellegrin, Inácio Panosso Júnior, Jacques Douglas de Oliveira, Giovani Sarturi e Gabriel Lamonatto, além do assessor jurídico da Prefeitura, Jonathan Carvalho.

Ações pelo município

Durante a reunião, Panosso e Vendruscolo falaram sobre as várias ações que já foram executadas no combate ao coronavírus e sobre novas iniciativas que serão implantadas.

Conforme Panosso, houve queda significativa nas receitas do município, entretanto, a Administração Municipal, com muita gestão, aumentou os investimentos em saúde e manteve os repasses do Plantão e Sobre Aviso médico, além de auxiliar com recursos na manutenção da Unidade Terapia Intensiva (UTI) do HDP. Além disso, os atendimentos no Posto Ayres foram ampliados e novas ações serão implantadas.

“Temos o Posto Ayres, que atende exclusivamente pacientes com suspeita de Covid-19, mas, caso haja necessidade, já temos outra unidade de saúde para ser utilizada para atender nossa população. Mas nós trabalhamos por toda nossa comunidade. Já conversamos com vários prefeitos da região para mobilizar a Amzop em uma luta pela Cogestão, pois além de nos preocuparmos com a saúde da nossa população, somos solidários às necessidades dos nossos empreendedores”, destacou Panosso.
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS