Voltar
Iniciam os atendimentos na UPA 24 HORAS
Segunda - Feira, 15 de Março de 2021
“Não fizemos promessa. Assumimos um compromisso com a comunidade e com muita satisfação estamos cumprindo hoje, com o início das atividades”, comemorou o prefeito José Alberto Panosso
Responsive image
Fruto de trabalho intenso da Administração Municipal, sob o comando do prefeito José Alberto Panosso´, e do vice-prefeito, João Vendruscolo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 HORAS) de Frederico Westphalen já está atendendo pacientes.

Com capacidade para atender 150 pacientes por dia, a UPA 24 HORAS atenderá casos de urgência e emergência 24 horas dia, sete dias por semana, de forma totalmente gratuita. A Unidade conta com dez médicos, cinco enfermeiras, 17 técnicos de enfermagem, cinco profissionais de farmácia, sete profissionais no Raio X, sete recepcionistas, três pessoas que trabalham na higienização, duas na copa e um na administração.

Para Panosso, o início das atividades da UPA 24 HORAS é extremamente importante para o município.

“A abertura da UPA é tão importante quanto a abertura da UTI no HDP. Quando assumimos o governo em 2017, não medimos esforços, e toda nossa equipe se dedicou para abrir a UTI, e é graças à UTI que que nossas famílias têm atendimento aqui em nosso município. Hoje, não é mais preciso se deslocar até Passo Fundo, Porto Alegre ou Santa Maria para buscar um leito de UTI. Agora, com a UPA, Frederico Westphalen se eleva como referência em saúde na região e nossa população terá à disposição atendimentos de qualidade e de forma gratuita”, destacou.

“Não fizemos promessa. Assumimos um compromisso com a comunidade e com muita satisfação estamos cumprindo hoje, com o início das atividades”, comemorou Panosso.

Estrutura

A UPA 24 HORAS conta com sala de recepção com espaço para 25 pacientes; sala de triagem; três consultórios médicos, sendo um deles para exames diferenciados; sala de Raio X com equipamento de última geração; sala de farmácia; salas de curativos, inalação, medicação, emergência, coletas de exames laboratoriais; leitos de observação pediátrica, leitos adultos – totalizando sete leitos –; quarto de isolamento; necrotério; dois postos de enfermagem; refeitório; copa para preparo de alimentação para pacientes; sala de estar e quartos para descanso dos funcionários; duas centrais de suprimentos; salas para armazenamento de resíduos, materiais de limpeza; além de locais para a administração, entre outras.

O Posto Ayres seguirá sendo a unidade de saúde referência para atender pacientes com sintomas de Covid-19.

Quando procurar a UPA 24 HORAS

Os atendimentos da Unidade são de urgência e emergência, um meio-termo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Divina Providência (HDP), porém, com mais recursos do que um posto de saúde.

A UPA 24 HORAS vai desafogar os atendimentos de urgência e emergência do HDP, por isso a população deve buscar atendimento, primeiro, na Unidade. Nos casos de chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os profissionais farão uma triagem e decidirão se o paciente deverá ser encaminhado ao HDP ou à UPA 24 HORAS.

A rapidez com que o paciente é atendido depende da gravidade do risco, e não da ordem de chegada. O funcionamento é diário, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A unidade está preparada para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato).
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS