Voltar
Chama Crioula é gerada e distribuída em Frederico Westphalen
Sábado, 11 de Setembro de 2021
Responsive image
Frederico Westphalen recebeu centenas de cavalarianos durante a solenidade de Geração e distribuição da Chama Crioula 2021 na sexta-feira, 10, e sábado, 11. O evento contou com a presença de autoridades políticas e tradicionalistas.

A solenidade de Geração da Chama foi realizada em frente à Catedral Santo Antônio, que foi escolhida como palco para a geração do símbolo dos festejos tradicionalistas para resgatar o trabalho do monsenhor Vitor Batistella que reuniu, em 1935, mais de mil cavalarianos para comemorar os 100 anos da Revolução Farroupilha. A Chama Crioula foi gerada no local onde fica o túmulo do monsenhor.

O ato de geração da Chama Crioula foi conduzido por cinco mulheres, em referência ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Elas foram escolhidas para simbolizar o quanto são importantes na comunidade frederiquense.

Foram escolhidas a enfermeira Júlia de Moura Quintana, representando os profissionais da saúde; a capitã Nédia Gicomini, que representou os servidores da segurança pública; Mirtes Friedrich Quadro, em nome dos professores; a prenda Fernanda da Silva Rosa Bertotti e as novas gerações de crianças dos CTGs, com a prendinha Anita Silva da Rocha.

Após a solenidade, a Chama Crioula foi conduzida até a Praça do Barril, onde ficou sob vigília até a manhã do sábado, 11, quando foi distribuída aos demais municípios que compõem a 28ª Região Tradicionalista (RT).

A solenidade de Geração e Distribuição foi realizada pela Administração Municipal de Frederico Westphalen, 28ª RT, Associação Farroupilha Frederiquense (AFF), Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Querência e Piquete Alto Alegre.

Atrações

Devido à pandemia, haverá programação restrita, mas com atrações durante a Semana Farroupilha em Frederico Westphalen.

No domingo, 19 de setembro, a partir das 19 horas, haverá atração musical com Renato Borghetti e Daniel Torres, através do projeto Show Farroupilha em Movimento. Será montado um palco em um caminhão que passará pelas principais ruas da cidade. A atração será transmitida por meio das redes sociais do projeto e da Prefeitura de Frederico Westphalen.

A iniciativa é uma realização do Mais Cultura e Arte, com produção executiva do Nova Produções e patrocínio das empresas Probon Colchões, Cotrifred, Super Benedetti, Cotricampo, Girando Sol, Cotripal, Larssen Madeiras Tratadas e BioIdeal Distribuidora, com financiamento Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: André Piovesan/Ascom
FOTOS