Voltar
Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira
Terça - Feira, 14 de Junho de 2022
Secretaria da Saúde de FW convida a população a doar sangue
Responsive image
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e segundo o Secretário Adjunto da Saúde Plínio Mantelli, o município comemora a data onde já são mais de 300 bolsas coletadas desde o início da campanha.

“Na última semana o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), trouxe o mascote “Hemoche” e foram realizadas visitas e passeios em praças e comércio no centro de Frederico Westphalen, para distribuição de panfletos e um trabalho de conscientização e motivação aos lojistas para doação de sangue”, destacou Plínio.
As doações são realizadas a cada 15 dias em Frederico Westphalen com a presença de profissionais do Hemopasso e acontece mediante agendamento com a Secretaria de Saúde.


 
A necessidade de sangue seguro é universal e o sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Para o prefeito em exercício, João Vendruscolo, os números de doações que acontecem no município mostra a sensibilidade da população, que está colaborando com bolsas para todo estado do Rio Grande do Sul, esforço considerado de grande importância para o setor de saúde.
 
Quem pode doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com suspeitos ou confirmados para Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado recuperado. Depois das vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar sangue depois de dois dias. Para os demais imunizantes contra o coronavírus, são necessários sete dias de intervalo.
As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Onde doar
As doações acontecem no posto de coleta de sangue em Frederico Westphalen, uma parceria que envolve o município, a Secretaria de Saúde do Estado e o Hemocentro Regional (Hemopasso), de Passo Fundo.
A estrutura funciona na Unidade Básica de Saúde (UBs) Dr. Ayres, localizado na Rua do Comércio, 251, próximo ao Colégio Sepé Tiarajú no Centro da cidade.
As informações e agendamentos podem ser obtidas pelo WhatsApp (55) 996337372
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS