Voltar
Dia Mundial de Prevenção de Quedas alerta para importância das medidas de prevenção
Sexta - Feira, 24 de Junho de 2022
O município possui o Centro de Fisioterapia Vida, onde diariamente são atendidas as pessoas Idosas
Responsive image
O risco de quedas é um grave problema de saúde pública, ocorrendo em todas as idades, porém, mais frequentemente em idosos.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil somente no Brasil. Dessas, 90% são causadas por quedas. As quedas podem ter sérias consequências físicas e psicológicas, incluindo lesões, hospitalizações, alteração da mobilidade, medo de cair novamente, restrição da atividade, declínio funcional, institucionalização e até a morte.

           

Em alusão à data, nesta sexta-feira (24), estamos realizando ações informativas para os idosos no Lar dos idosos São Vicente de Paulo, com a Fisioterapeuta Caroline Helena de Lima, juntamente com os estagiários do curso de Fisioterapia da URI-FW.

A Secretaria Municipal de Saúde, possui o Centro de Fisioterapia Vida, onde diariamente são atendidas pessoas Idosas com distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio ou fraqueza muscular, por exemplo, que são assistidos por fisioterapeutas especialistas que auxiliam os pacientes com orientação, e reabilitação para desenvolver força muscular e treino de equilíbrio. Os idosos encaminhados para o serviço recebem orientações gerais e de prevenção de quedas em domicílio, como evitar o uso de chinelos, cera no chão e tapetes antiderrapantes, instalar barras de apoio e corrimão nas escadas e banheiros.
"Todas essas medidas contribuem com a diminuição do risco de quedas e quando necessário, fazemos a prescrição de dispositivos de auxílio, como bengalas, e indicamos a fisioterapia para reabilitação com o objetivo de recuperar parte da força muscular e treinar o equilíbrio”, completou a fisioterapeuta Karim Bordignon.
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS