Voltar
Prefeito Panosso disputa etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor
Sexta - Feira, 24 de Junho de 2022
“Frederico Compra Mais” e “Empreendedorismo e Muito Mais” venceram nas categorias Compras Governamentais e Sala do Empreendedor
Responsive image
Na próxima terça-feira (28), acontece a premiação da etapa nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), com a presença dos prefeitos vencedores das etapas estaduais de todo o Brasil. O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, vai disputar em dobro a etapa nacional do Prêmio que será realizado presencialmente na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Devido ao período férias, ele estará representado pelo seu Vice-prefeito, o prefeito em exercício João Vendruscolo e concorrerá com os projetos “Frederico Compra Mais” e “Empreendedorismo e Muito Mais”, ao lado dos outros seis vencedores gaúchos da fase estadual, realizada em abril.

 “Fomentar a economia local, especialmente os pequenos e micro empreendedores sempre foi um dos principais objetivos da administração. Os incrementos em compras de fornecedores daqui nos últimos quatro anos, possibilitaram o aumento da receita que circula em nosso município gerando maior arrecadação e geração de emprego e renda”, afirma Panosso.

Município estimula a participação de MPE’s nos processos de licitação e na prestação de serviços

Frederico Westphalen tornou-se um case de sucesso quando o assunto é incentivo às micro e pequenas empresas locais para participarem dos processos licitatórios e da prestação de serviços públicos, sendo beneficiados com esta oportunidade de negócio, fazendo com que o dinheiro público permaneça no município, gire a economia e fortaleça o desenvolvimento local.

A Sala do Empreendedor tem papel importante no desenvolvimento do setor de empreendedorismo do município e o apoio prestado aos Micro e Pequenos empreendedores é fundamental para o desenvolvimento de seus negócios. Já para os Médios e Grandes empresários é importante destacar o elo entre empresas, entidades e o poder público, desenvolvendo projetos de incentivo voltados a empresas. Para o setor Agro, importante base da economia regional, a Sala também faz importante trabalho de interlocução buscando sempre incentivar, atualizar, modernizar os processos e procedimentos para esse importante setor. Enfim, buscamos sempre as melhores práticas do mercado e da gestão pública para tornar o ambiente de negócios cada vez mais atrativo tanto para empresas e empresários locais como para quem deseja aqui empreender.



Atualmente, 48% das compras públicas (quase a metade), são de fornecedores do próprio município e, percentualmente, é o município gaúcho que mais compra deste perfil de empresas. Este desempenho é resultado de uma série de ações entre as quais, elaboração do cronograma de compras públicas do município, a capacitação para formalizar suas atividades a fim de poder fornecer para o poder público e o entendimento do município sobre a importância da desburocratização de processos.

A Sala presta atendimentos presenciais e online e, durante a pandemia, promoveu diversas lives para orientação aos empresários. Os destaques ficam por conta do Programa Juro Zero, responsável por injetar R$ 1,6 milhão no mercado durante a pandemia e na retomada econômica e do projeto “A sua empresa conectada” que consiste em Lives com temas de interesse específico de micro e pequenos empreendedores, que tiveram um grande impacto durante a pandemia.

O Espaço Conectado e a Espaço Coowork, também são destaques pela entrega que tem junto ao público alvo. Contamos ainda com a “Sala do Empreendedor no Bairro’’ onde levamos toda nossa gama de informações aos bairros da cidade, conectados com as demais secretarias e entidades como Associação Empresarial e Sebrae e tantas outras ações realizadas.
Para facilitar a adequação às normas, a Prefeitura de Frederico Westphalen lançou o Guia do Fornecedor Municipal - Compras Governamentais, criado com o objetivo de capacitar as micro e pequenas empresas locais para que elas passem a vender seus produtos e serviços ao governo municipal. A cartilha esclarece como fornecer produtos e serviços para o setor público e traz ainda, de forma detalhada, informações técnicas e o passo a passo das licitações e pregões do município. Além de ofertar cursos de capacitação aos empreendedores para participarem de processos licitatórios.

Premiada em nível estadual pela categoria “Empreendedorismo e Muito Mais”, a Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen foi criada em 2018 e, desde a sua concepção recebeu o Selo Ouro (2019 e 2020) e o Selo Diamante (2021). “Simplificar e desburocratizar sempre foram nossos grandes objetivos, pois imaginamos que somente dessa maneira estaremos mostrando à comunidade empreendedora que estamos abertos e prontos para recebê-los com informações claras e confiáveis”, ressaltou o prefeito Panosso.

Premiação
A premiação marca os 20 anos da iniciativa, que, desde 2001, reconhece os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.  
A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos. Ao todo, 183 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos, após a realização das etapas estaduais.  

Serviço  
Premiação Nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Data: 28 de junho
Local: Sede do Sebrae Nacional, em Brasília (SGAS 605, L2, Conjunto A, Asa Sul)
Credenciamento: 18h.  
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS