Voltar
Setor leiteiro bate recorde de produção em 2023 em Frederico Westphalen
Quarta - Feira, 10 de Abril de 2024
Dados foram apresentados pela Emater na terça-feira (10), em evento realizado na Prefeitura de FW. Administração Municipal é parceira do setor com investimentos para estimular a bacia leiteira do município.
Responsive image
A produção de leite em Frederico Westphalen atingiu um recorde histórico em 2023. Segundo levantamento do Escritório Municipal da Emater, foram produzidos e inspecionados 19,6 milhões de litros de leite no ano passado no município, ultrapassando o recorde de 19,1 milhões, observado em 2020.

Os números foram apresentados pela Emater em reunião realizada na Prefeitura de Frederico Westphalen, na manhã de terça-feira (9). Representantes da Administração Municipal participaram do evento, ao lado de lideranças que integram a cadeia produtiva do leite e de instituições financeiras.

O Engenheiro Agrônomo da Emater Jeferson Vidal Figueiredo foi quem detalhou os resultados. Segundo Figueiredo, além do recorde na produção geral de leite em Frederico Westphalen, outros indicadores também devem ser celebrados. No total, a produção de leite movimentou R$ 46,4 milhões no ano passado no município, segundo melhor resultado desde 2014, quando teve início a série histórica.

Outro resultado importante é a produção média de leite por vaca. Em todo o ano passado, cada animal produziu cerca de 5,4 mil litros de leite, número bastante superior aos 4,7 mil registrados em 2022. A média diária ficou em 17,7 litros de leite em 2023. 

Administração Municipal incentiva produtores de leite

Os resultados alcançados pelos produtores são motivo de celebração para a Administração Municipal de Frederico Westphalen, que apoia o setor leiteiro do município por meio de investimentos em diversas frentes. Veja algumas iniciativas:
  • Programa Mais Frederico Agro, que fornece apoio financeiro para serviços de terraplanagem destinados à construção de estabelecimentos nas atividades de leite, suínos e aves;
  • Patrulhas agrícolas, nas quais metade do combustível usado nos serviços é pago pela prefeitura;
  • Apoio ao melhoramento genético, com entrega de sêmen bovino para os produtores;
  • Programa Troca-Troca de Sementes, que nos últimos dois anos isentou os produtores de contrapartida;
  • Horas-máquina dentro das propriedades;
  • Disponibilização de equipe técnica multidisciplinar, com técnicos, médico veterinário e agrônomos;
  • Apoio à formação dos produtores e à sucessão rural, com ajuda de custo de 50% do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom. Foto 1: Governo Federal/Reprodução. Foto 2: Emater-FW/Divulgação
FOTOS