Voltar
Administração Municipal de FW lança iniciativa para valorizar acolhimento de animais em situação vulnerável
Terça - Feira, 16 de Abril de 2024
Ação Casa Amigo Pet fornecerá incentivos para os cuidadores, como prioridade em atendimentos veterinários e colaboração financeira para manutenção das atividades.
Responsive image
Em uma ação alusiva ao Abril Laranja, mês da prevenção contra a crueldade animal, a Prefeitura de Frederico Westphalen lançou, nesta terça-feira (16), uma iniciativa para valorizar o trabalho realizado pelos cuidadores de animais domésticos em situação de vulnerabilidade, como cães e gatos. Denominado Casa Amigo Pet, o projeto fornecerá incentivos para os cuidadores, como facilitação no atendimento e tratamento dos animais acolhidos e concessão de apoio financeiro.

A proposta foi idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA). Um dos objetivos da iniciativa é estimular o acolhimento temporário, principalmente em situações de maus tratos. Assim, tais animais passam a receber cuidados adequados pelo cuidador, até que sejam adotados de maneira responsável por um tutor. Detalhes sobre a concessão de incentivos serão definidos em um chamamento público a ser marcado pela SeMMA nas próximas semanas.

Requisitos para participação

Para ter acesso aos benefícios do programa, os cuidadores precisarão atender a uma série de requisitos. Organizações sem fins lucrativos e pessoas interessadas em fornecer lares temporários para animais em situação vulnerável precisarão participar do chamamento público que a SeMMA vai promover para se habilitarem no programa.

Dentre outros critérios já estabelecidos para adesão ao programa estão a disponibilização de uma área mínima, coberta, segura e adequada à permanência salutar dos animais, a preocupação com a questão ambiental, o fornecimento de alimentação de boa qualidade, água fresca e limpa, a manutenção das vacinações e acompanhamento veterinário. Todos os parceiros no projeto serão visitados com regularidade por fiscais da SeMMA, para comprovação das condições de manutenção dos animais acolhidos.
Fonte: Ascom
FOTOS