Voltar
Adote um amigo: campanha desenvolvida pela SeMMA auxilia a adoção responsável de animais vulneráveis
Quarta - Feira, 08 de Maio de 2024
Ação busca incentivar e facilitar a adoção responsável de animais desamparados, resgatados das ruas e/ou vítimas de maus tratos.
Responsive image
Você deve ter visto nas redes sociais da prefeitura publicações com imagens de animaizinhos à procura de um lar, divulgadas por meio da campanha Adote um Amigo, mas sabe como funciona e quais os objetivos dessa ação?

A campanha “Adote um Amigo”, promovida pela administração municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SeMMA), foi desenvolvida para intermediar a adoção de animais em situação de vulnerabilidade no município, além de orientar a população sobre a importância da adoção consciente.


Como funciona a campanha?

O serviço acontece de forma online, e se trata de um espaço colaborativo, que busca incentivar e facilitar a adoção responsável de animais desamparados, resgatados das ruas e/ou vítimas de maus tratos. Junto à SeMMA, as pessoas encontram suporte para compartilhar informações sobre cães e gatos que aguardam um lar, mas que estão sob a tutela de um responsável temporário.

Para efetuar esse controle, a secretaria elaborou um banco de dados que auxilia no processo de adoção e facilita o acompanhamento da situação. O resultado da campanha reflete no número de adoções responsáveis registradas pela SeMMa no último ano, quando foram intermediadas mais de 25 adoções responsáveis. 

Duas dessas adoções mediadas pela secretaria são as cachorrinhas Kai e Zoe que, segundo sua tutora Geana These, tornaram a casa em um verdadeiro lar.

“Comecei a pensar sobre ter novamente um cachorro porque me sentia muito sozinha e sentia falta de uma companhia, mas não fiquei procurando, sabia que quando fosse a hora apareceria um. Dito e feito: em agosto de 2022 o pessoal da SeMMA divulgou cinco filhotes que haviam sido resgatados e estavam para adoção. Foi amor à primeira vista. Sabia que tinha encontrado minha parceirinha de vida. Então contatei a secretaria e fiz a adoção da Kai”, relatou a tutora.

Geana conta que quando Kai atingiu a idade necessária para a castração, o serviço foi realizado gratuitamente pela SeMMA, assim como a medicação do pós-operatório. Pouco mais de um ano após acolher a Kai, a tutora decidiu que era a hora de trazer ainda mais alegria para o lar, e adotou a Zoe, também acolhida por intermédio da SeMMA.

“O processo ocorreu da mesma forma. Ganhamos castração gratuita e também muitas orientações sobre vacinação, desverminação, enfim, os cuidados que envolvem um filhote. Tudo de uma maneira facilitada e muito cuidadosa”, disse Geana.

A história de Kai, Zoe e Geana é um dos tantos exemplos da diferença que um animalzinho, ou dois, é capaz de fazer na vida de alguém. “Posso dizer que não foram só elas as resgatadas, e sim que elas também me resgataram. Kai e Zoe são a melhor escolha que eu fiz. Junto com toda a responsabilidade que é ter um bichinho tem muito, muito amor”, completou a tutora.


Informações importantes

A secretaria não recolhe animais de rua, e sim atua conectando os lares temporários com aqueles interessados em adotar um amigo de quatro patas. Todas as orientações e informações sobre o serviço são divulgadas nas redes sociais oficiais da prefeitura.

A SeMMA destaca ainda que o abandono de animais, assim como os demais crimes de maus tratos, prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa e, se tratando de violência contra cães e gatos, a pena pode aumentar de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Se identificar qualquer um destes casos, denuncie.

Para mais informações sobre a campanha e o processo de adoção, os interessados devem entrar em contato com a SeMMA, por meio do contato (55) 9 99927-0866.
Fonte: Marina Oliveira /Ascom
FOTOS