Voltar
Secretaria de Agricultura trabalha na recuperação de estradas atingidas pelas chuvas no interior
Quinta - Feira, 09 de Maio de 2024
Equipes concentram esforços nos locais situados às margens do rio da Várzea, onde há grande quantidade de lodo e entulho nas vias.
Responsive image
Desde o fim de semana, as equipes da Secretaria de Agricultura de Frederico Westphalen trabalham na recuperação de estradas danificadas pelas chuvas e enchentes que assolaram a região e o restante do Estado. Nos últimos dias, o foco dos servidores é limpar as vias situadas às margens do rio da Várzea, onde há grande quantidade de lama na pista.

O trabalho teve início assim que o rio voltou ao curso normal, expondo os danos nas estradas que foram cobertas pela água. Os esforços se concentram nas comunidades de São João do Porto, São Paulo, São Roque, linha Balzan, linha Nova e Castelinho. A estratégia da secretaria é concluir a limpeza em cada comunidade antes de avançar para a localidade seguinte. 

Enquanto os trabalhos não forem concluídos, a orientação da Secretaria da Agricultura é que os motoristas trafeguem com bastante cuidado nessas estradas. A grande quantidade de lodo dificulta o trânsito e aumenta os riscos de que os condutores percam o controle do veículo.

Redução no número de locais interditados
Os trabalhos de recuperação também seguem em outras estradas do interior danificadas pelas chuvas. Até o começo da semana, havia quatro pontos com trânsito interditado, mas o número caiu para dois nesta quinta-feira (9), depois de melhorias realizadas pela Secretaria de Agricultura.

Interdições
  • Ponte na linha Ponte do Pardo, na divisa com Vista Alegre: queda das cabeceiras. Trabalho de recuperação deve levar cerca de uma semana
  • Ponte entre a linha Pedras Brancas e o Lajeado Bonito: risco de desabamento. Equipe de engenheiros avalia possíveis soluções para o local
Ponto de atenção
  • Estrada entre a linha Pedras Brancas e o Lajeado Bonito: rachadura em parte da pista. Trafegar com cuidado pelo local. Equipe de engenheiros avalia possíveis soluções.
Trânsito liberado
  • Estrada para a linha São Brás, via Ragale: locais com queda de barreira foram desobstruídos.
  • Estrada da linha São Luís para a Angico da Saudade: local com queda de barreira foi desobstruído.

A Secretaria de Agricultura comunica aos moradores que tiverem demandas de melhorias nas estradas de suas comunidades que contatem a equipe informando sobre a necessidade dos reparos. Os números da secretaria são:
  • (55) 3744-4466
  • (55) 3744-4476
  • (55) 3744-6784
  • (55) 9-9730-6543
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS