Voltar
Projetos culturais desenvolvem e distribuem livros em escolas e instituições de Frederico Westphalen
Sexta - Feira, 24 de Maio de 2024
Iniciativas foram selecionadas no Edital de Chamamento Público realizado em 2023 no município, que regulamenta a distribuição dos recursos provenientes do Ministério da Cultura.
Responsive image
Os projetos literários “Publicação Livro Infantil” e “Publicação Cidadã”, são duas das iniciativas contempladas com os recursos da Lei Federal Paulo Gustavo (LC nº 195/2022) em Frederico Westphalen. As ações já estão em fase final de execução, e tem como objetivo beneficiar o público local por meio do conhecimento, incentivando a leitura e o desenvolvimento intelectual.

As iniciativas foram selecionadas no Edital de Chamamento Público realizado em 2023 no município, que regulamenta a distribuição dos recursos provenientes do Ministério da Cultura. Cada um dos projetos literários foi contemplado com o valor de R$ 6.107,80. 

Educação ambiental e acessibilidade nas salas de aula
O projeto "Publicação Livro Infantil", da proponente Jussara Inês Somavilla, consiste no desenvolvimento de um livro infantil educativo, com linguagem simples e lúdica, voltado à educação ambiental. O projeto busca auxiliar a conscientização das crianças sobre a preservação da natureza e sua relação com o meio ambiente, e contará com o recurso de audiolivro, disponível por QR Code, em que o leitor poderá acompanhar a leitura por meio de recurso auditivo. 
O livro está na etapa de impressão e terá uma tiragem física de 30 exemplares, que serão distribuídos na rede pública de ensino ,por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Frederico Westphalen, no Promenor e na Biblioteca Pública Municipal Carlos Luiz Vendruscolo. 

Roteiros para o futuro
A iniciativa “Publicação Cidadã”, do proponente Rafael Somavilla, se trata de um livro didático de formação em roteiro cinematográfico profissional. Com o objetivo de criar uma alternativa de fonte de renda no setor audiovisual para o público cadastrado no projeto, o livro aborda as principais ferramentas de construção de roteiros de forma objetiva e com didática adaptada ao público iniciante.

O projeto terá uma versão adaptada em audiolivro, além da impressão física, com tiragem limitada, que será distribuída de forma gratuita ao público interessado, cadastrado previamente de acordo com os critérios estabelecidos juntamente com a Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen, priorizando o público alvo do projeto.

Além disso, serão destinados exemplares ao Lar do Idoso São Vicente de Paulo e à Associação dos Deficientes Físicos de Frederico Westphalen, para facilitar o acesso ao conteúdo. Também serão enviados exemplares para compor os acervos da Biblioteca Pública Municipal Carlos Luiz Vendruscolo, à CUFA-FW, à Associação Cultural Atena (ACA) e à Biblioteca Central Dr. José Mariano da Rocha Filho da URI-FW.

O livro já está em fase de distribuição de exemplares às instituições cadastradas no projeto. 
A entrega foi pensada de modo a contribuir com a preservação e difusão do conhecimento, de forma que os exemplares fiquem disponíveis ao público permanentemente nos acervos e na versão audiolivro online. Assim, colabora também para a formação e qualificação de profissionais do meio audiovisual do município de Frederico Westphalen. 


Esta é a primeira de uma série de publicações sobre as iniciativas contempladas pela Lei Federal Paulo Gustavo, em Frederico Westphalen. Acompanhe os próximos projetos em nosso site e redes sociais.
Fonte: Marina Oliveira /Ascom
FOTOS