Voltar
Secretaria da Saúde promove palestras com moradores dos bairros São Francisco de Paula, Distrito Industrial e Jardim Primavera
Quinta - Feira, 06 de Junho de 2024
Cuidados na gestação e prevenção de doenças infectocontagiosas foram os temas tratados nos encontros dos últimos dias, promovidos pela Rede Bem Cuidar.
Responsive image
A Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen promoveu, nas últimas semanas, novos encontros educativos com foco na capacitação e instrução da população. Moradores dos bairros São Francisco de Paula, Distrito Industrial e Jardim Primavera participaram dessas atividades realizadas em conjunto com a Rede Bem Cuidar RS, uma iniciativa estadual que busca fortalecer os serviços de atenção básica fornecidos à população.

Parte das atividades aconteceu ainda no fim de maio, no Hospital Divina Providência (HDP). Na ocasião, gestantes do bairro Jardim Primavera participaram de uma visita ao HDP e à sala de parto, onde conversaram com a equipe de obstetrícia para compreender como funciona o espaço. 

Mais recentemente, as atividades envolveram os moradores do bairro São Francisco de Paula. Na terça-feira (4), o grupo de saúde da comunidade participou de uma palestra sobre doenças infectocontagiosas. Já na quarta-feira (5), as gestantes do bairro e também do Distrito Industrial participaram de uma formação que abordou o vínculo entre mães e bebês durante a gestação. 

Essas capacitações foram organizadas pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família e se somam às outras já realizadas pela Secretaria da Saúde por meio da Rede Bem Cuidar. Em abril, por exemplo, as gestantes do São Francisco de Paula também foram ao HDP para uma visita educativano espaço.

Sobre a Rede Bem Cuidar

A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).

A rede consiste em uma colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção primária oferecidos à população.

Uma das missões da Rede Bem Cuidar é criar uma rede integrada de cuidado. Com o enfoque em proporcionar uma abordagem holística, a rede visa não apenas à saúde física, mas também ao bem-estar emocional e social dos idosos.


Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS