Voltar
Instalado há dois anos em FW, ponto de coleta de sangue se consolida como referência regional
Terça - Feira, 11 de Junho de 2024
Coletas são realizadas quinzenalmente na UBS Dr. Ayres Cerutti e reúnem cerca de 70 doadores de diversos municípios da região.
Responsive image
Na próxima sexta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para valorizar e incentivar as pessoas que exercem esse ato tão importante e que ajudam a salvar vidas. Em Frederico Westphalen, a doação de sangue tem mobilizado a população local e de outras cidades, consolidando o ponto de coleta do município como referência regional.

Instalado em março de 2022, o Posto de Coleta de sangue no município fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ayres Cerutti, onde são realizadas coletas a cada 15 dias. Segundo a Coordenadora da UBS, Marcia Hibner, cada dia de coleta reúne cerca de 70 doadores, em média.

O número é considerado expressivo pela Coordenadora, que salienta ainda o engajamento dos moradores de outros municípios. Conforme Marcia, Palmitinho é uma das cidades que se destacam pela participação e solidariedade da população, presente em grande número de doadores toda vez que há coleta. Há, ainda, moradores de outras cidades que vêm até FW de ônibus apenas para fazer a doação, relata a Coordenadora da UBS.


Como doar

As doações no ponto de coleta da UBS Ayres Cerutti são realizadas por agendamento. Quem tiver interesse em doar deve entrar em contato com a Secretaria da Saúde para agendar o horário, pelo WhatsApp: (55) 99633-7372. As coletas têm início às 8h e encerram às 13h, sempre nas quartas-feiras, quinzenalmente. 

Para ser um doador,é necessário estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Próximo ao dia da doação é fundamental não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Após a doação, há um intervalo de tempo que deve ser respeitado para realizar a próxima doação, de modo que tudo ocorra de forma segura para o doador. Para os homens, este período de carência é de 90 dias e para as mulheres é de 120 dias


Para onde vai a doação

O material coletado em FW é destinado para o Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso), instituição com a qual é mantida uma parceria para o funcionamento do posto de coleta na UBS Dr. Ayres Cerutti. Lá, o material é armazenado em um banco de sangue e destinado para pacientes que necessitem de transfusão.


Serviço

Onde doar 
UBS Dr. Ayres Cerutti, Rua do Comércio, 251.

Horário de funcionamento
Inicia às 8h e encerra às 13h.

Como doar
Agendar horário junto à Secretaria da Saúde, pelo WhatsApp: (55) 99633-7372.


Requisitos para a doação:
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
  • Não ter realizado tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses.


Outros critérios que impedem a doação serão verificados na triagem.
Fonte: Marina Oliveira /Ascom
FOTOS